sexta-feira, 19 de agosto de 2022
24.9 C
Vitória

Confira o que funciona no feriadão de Corpus Christi na Grande Vitória

Quinta-feira (3) é dia de Corpus Christi. No dia seguinte, há ponto facultativo decretado pelo governo do Estado. Ou seja, vem aí um feriadão prolongado. Saiba o que irá funcionar nos municípios da Grande Vitória.

Vale lembrar que o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), adiantou os feriados católicos, no último março, o que significa que a capital capixaba terá todos os serviços prestados pela prefeitura em funcionamento (confirmar).

Os demais municípios da região terão feriado. No entanto, principalmente, as atividades consideradas essenciais serão mantidas. Guarapari, excepcionalmente, não decretou ponto facultativo.

Vitória

Educação Na quinta-feira (3), haverá aula presencial na rede municipal para crianças dos grupos 5 e 6 da Educação Infantil. Na sexta-feira (4), é dia de formação para os profissionais dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei), conforme o calendário letivo de 2021. Portanto, nesse dia, não haverá aula para as crianças.

No Ensino Fundamental, haverá aulas presenciais tanto na quinta quanto na sexta para estudantes do 1º ao 5º ano. Já os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão sendo atendidos pelo ensino remoto emergencial.

Saúde – As unidades de saúde dos bairros Ilha de Santa Maria, Centro (US Vitória), Jardim Camburi, Conquista e Santo Antônio estarão abertas para atividade exclusiva de vacinação contra a Covid-19. O Pronto-Atendimento (PA) de São Pedro, situado na rodovia Serafim Derenzi, em São Pedro III, e o Pronto-Atendimento da Praia do Suá, que funciona na rua Almirante Tamandaré, na Praia do Suá, vão manter o plantão 24 horas.

Estarão disponíveis os serviços de clínica geral, pediatria, pequenas cirurgias, vigilância epidemiológica e sanitária, injeções, radiografias, curativos, nebulização, ambulância, urgência odontológica e profilaxia de raiva. O plantão da Vigilância Epidemiológica também irá funcionar, das 8 às 16 horas, podendo ser acionado pelo telefone 3132-5019.

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Álcool e outras Drogas, na Ilha de Santa Maria, e o Caps de São Pedro também manterão o plantão 24 horas. Na sexta-feira (4), os atendimentos e serviços na rede municipal de saúde funcionarão normalmente.

Assistência Social – O funcionamento e os atendimentos serão normais em todos os serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Cultura – A Secretaria Municipal de Cultura (Semc) informa que não haverá funcionamento dos espaços culturais municipais, bem como a realização de oficinas e aulas presenciais, por Vitória estar classificada em “risco alto” no Mapa de Risco do Governo do Estado. A Escola Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi) mantém em formato on-line as suas formações culturais.

Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana – Serviços de manutenção de semáforos, de iluminação pública, de sinalização viária e de tráfego seguem de forma ininterrupta. O atendimento do serviço Porta a Porta, voltado para cadeirantes que fizeram os agendamento prévio, não será interrompido. 

Parques – Os parques permanecem fechados por conta classificação atual em risco alto na capital. O Centro de Visitação Tamar Vitória também não funcionará. 

Turismo – Dentro do projeto Visitar Centro Histórico, a Catedral Metropolitana de Vitória e a Basílica de Santo Antônio estarão abertas.

Rua de Lazer e Praia Acessível – A Rua de Lazer e a ciclofaixa não vão funcionar nesta quinta-feira (3) devido ao adiantamento do feriado. No entanto, voltam normalmente no próximo domingo (6), das 7 às 13 horas (Rua de Lazer) e das 7 às 15 horas (ciclofaixa).

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp) informa, ainda, que o projeto Praia Acessível, na orla da Curva da Jurema, não irá funcionar por Vitória estar classificada em “risco alto” no Mapa de Risco do Governo do Estado.

Quiosques – Os quiosques da Curva da Jurema e da praia de Camburi vão funcionar das 10 às 20 horas.

Documentos  – O agendamento on-line para Carteira de Identidade, disponível a partir das 12 horas desta quarta-feira (2), será para emissão do documento na próxima segunda-feira (7). O serviço é de responsabilidade da Polícia Civil e o Governo do Estado não antecipou o feriado desta quinta-feira (3), além de decretar ponto facultativo na sexta-feira (4). A Casa do Cidadão funciona como um posto de emissão do documento na capital.

Carteira de Trabalho Digital: horário de funcionamento normal para atendimento do serviço, das 8 às 17 horas, nestas quinta (3) e sexta (4).

Sine Vitória – O Sine de Vitória funcionará em horário normal de atendimento, das 8 às 17 horas, nestas quinta (3) e sexta (4).

Vila Velha

Saúde – Os prontos atendimentos da Glória e de Cobilândia, além do Hospital Maternidade de Cobilândia, funcionarão normalmente, em regime de 24 horas;

Defesa Civil – Equipes estarão de plantão. Registros podem ser feitos pelo 162;

Guarda Municipal – Plantão: 3219-9929;

Ouvidoria Municipal – telefone: 162 ou pelo portal da prefeitura;

Poluição Sonora – A fiscalização pode ser acionada por meio da Ouvidoria 162;

Posturas – Plantão Fiscal: 3369-9460

Serviço Especializado de Abordagem Social (até às 22h) – 99717- 5012;

Conselho Tutelar (24 horas) – 99892-2714;

Auxílio-Funeral (24 horas) – 99717-0868;

Serviços Urbanos – a coleta de lixo segue normalmente, seguindo o calendário dos bairros.

Feiras Livres – acontecem normalmente, seguindo o calendário dos bairros.

Parque Morro da Manteigueira – O Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira, localizado no bairro da Glória, funciona no horário de 8h às 17 horas. O Parque possui uma área de 168 hectares, trilhas, sede administrativa, estacionamento, gruta do morcego, Pedra do Urubu, dentre outras belezas naturais. Entrada franca.

Monumento Natural Morro do Moreno – O Morro do Moreno é um dos mais visitados pontos turísticos da Grande Vitória. Seus mirantes naturais oferecem ao visitante um visual deslumbrante de toda Vila Velha e de parte dos municípios de Vitória e Serra. Entrada franca.

Parque Urbano de Cocal – O parque tem parquinhos infantis, academias populares, pistas de caminhada, áreas verdes, quadras poliesportivas, estacionamento em seu entorno dentre outras opções. O Parque fica localizado no bairro Cocal. Horário de funcionamento: das 7h às 21 horas. Entrada franca.

Parque Estadual da Prainha – Berço histórico dos capixabas, o Parque da Prainha agora possui parquinhos infantis com acessibilidade, áreas para as famílias e amigos se divertirem e se exercitarem. Horário de funcionamento: Livre.

Farol Santa Luzia – Aberto de terça a domingo e feriados, das 9 às 17h. Às segundas-feiras, o local é fechado para manutenção. Endereço: Rua Santa Luzia, 2, Praia da Costa Regras segurança contra Covid: entrada de grupos de apenas 25 pessoas por vez, com utilização de máscara. Entrada franca.

Igreja Nossa Senhora do Rosário – Aberto de segunda à sexta-feira, das 9 às 17h. Endereço: Rua Praça da Bandeira, s/n, Prainha. Regras segurança Covid: entrada de apenas 10 visitantes por vez, além do uso de máscara e a disponibilidade de álcool em gel. Entrada franca.

Casa da Memória – Aberto de terça a domingo, das 10 às 16h. Endereço: Avenida Luciano das Neves, 17 – Prainha. Regras segurança Covid: entrada de apenas 10 visitantes por vez, além do uso de máscara e a disponibilidade de álcool em gel. Entrada franca.

Cariacica

O Pronto-Atendimento (PA) 24 horas do Trevo de Alto Lage (que abriga os PAs Adulto e Infantil), PA de Flexal II, também 24h, e os PAs de Bela Vista e Nova Rosa da Penha I, das 7h às 17h.

A Farmácia Central, em Alto Lage, abrirá das 8h às 18h. Não haverá entrega de medicação controlada, somente a medicação básica.

Vigilância Epidemiológica estará de plantão, das 8h às 17h, recebendo exames e dando orientações aos pacientes com Covid-19.

A Defesa Civil estará em plantão 24 horas. Caso haja emergências, os telefones de contato são 98831-6000 ou 199.

O Conselho Tutelar de Cariacica funciona 24 horas nos fins de semana e feriados. Os números do plantão são: 98818-4538 / 98819-2886 /98818-4330 / 98818-5302.

Os serviços de varrição serão mantidos nas principais vias do município, assim como a coleta de lixo domiciliar.

Guarapari

A prefeitura informou que os serviços essenciais permanecerão mantidos na quinta-feira (3). Já na sexta, o funcionamento será normalizado, já que o município não decretou ponto facultativo.

Viana

No prédio da Prefeitura e demais secretarias não haverá expediente administrativo.

Nestes dias, quinta e sexta, estarão mantidos os serviços essenciais do Pronto Atendimento de Arlindo Villaschi; da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Viana Sede, o plantão da Defesa Civil, a Guarda Municipal e os serviços de limpeza. A coleta de lixo será realizada conforme o cronograma já previsto pela Secretaria de Ordem Pública e Serviços Urbanos.

O atendimento administrativo da Prefeitura será retomado normalmente na segunda-feira (07), a partir das 9 horas.

Caso necessário, os moradores podem acionar a Guarda Civil Municipal de Viana, por meio do telefone (27) 99816-3968 e a Defesa Civil, por meio do telefone (27) 99860-4360. Ambos funcionam 24 horas.

Serra

Confira os serviços que irão funcionar na quinta e sexta-feira.

Saúde:

  • Maternidade Municipal
  • Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – Atendimento 24 horas
  • UPA de Castelândia
  • UPA de Carapina
  • UPA de Serra Sede

Os locais de vacinação contra a Covid-19 serão informados posteriormente. 

Serviços:

  • Coleta de lixo domiciliar
  • Coleta de lixo hospitalar
  • Coleta seletiva de resíduos
  • Serviços funerários e abertura para visitação nos cemitérios municipais – Carapina, Jacaraípe, Nova Almeida, Pitanga, Santo Antônio e São Domingos (das 8h às 12h e 13h às 16h) 

Meio Ambiente e Posturas:

Disque-Silêncio
Telefone: (27) 99951-2321 (das 16h às 02h)

Fiscalização de Meio Ambiente
Telefone: (27) 99951-2321 (das 18h à 00h)

Fiscalização de posturas 
Telefone: 99517-9126 (das 16h às 02h)

Assistência Social:

Plantão funeral
Telefone: 99934-4812 (das 8h às 20h)

Serviço de Abordagem Social
Telefone: 99517-7869 (das 8h às 17h)

Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP)
Telefone: 3138-8648 (das 7h às 15h)

Defesa Social:

Atividades operacionais da Guarda Civil Municipal e dos Agentes de Trânsito.

Departamento de Operação de Trânsito
Telefone: 3252-3711 (das 7h às 21h)

Defesa Civil
Telefone: 99938-9500 e 199 (Atendimento 24h)

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -