O governador Renato Casagrande (PSB) confirmou em uma transmissão pela internet que o teste para Covid-19 do indiano hospedado em um hotel na capital deu positivo. Outros dois indianos também apresentarem suspeita da doença e o local já foi isolado e fechado pelas secretarias estaduais e municipais de Saúde nesta sexta-feira (28).
“Nós estamos no processo de investigação, o Governo do Estado, junto com o município, nós isolamos o hotel onde essas pessoas estão. Identificando e contatando com quem essas pessoas tiveram contato para a gente poder fazer todo o isolamento dessas pessoas, fazermos o teste e evitarmos qualquer contágio com a variante indiana”, explicou o governador.
Subsecretário de Saúde detalha caso
De acordo com o subsecretário de Saúde, Luiz Carlos Reblin, assim que a Sesa foi notificada da presença de uma pessoa da Índia e que precisava ser acompanhada, as equipes se dirigiram ao hotel onde o indiano está hospedada, e chegando no local a equipe identificou mais dois viajantes que, de acordo com as informações obtidas, vieram retornar para a Índia com um navio que está no Espírito Santo.
“Imediatamente foi coletado o material e com uma resposta muito rápida que o nosso laboratório central tem produzido, se identificou uma pessoa com Covid-19, o que não sabemos é se essa pessoa está com a variante da Índia”, disse Reblin.
Reblin explicou que, a secretaria estadual e municipal de Saúde, em conjunto, adotaram os protocolos internacionais para esse tipo de caso, que o hotel não vai recebe mais clientes, que um evento previsto para o hotel foi cancelado, e também as pessoas que estão hospedadas só vão poder sair depois de uma autorização das autoridades sanitárias que cuidam do caso.
“São 52 hóspedes e 5 crianças e 37 servidores. Todos farão testes RT-PCR para identificar se tem a presença do vírus, e se algum desses testes derem positivo como o primeiro caso do passageiro, esse material esta indo para a Fiocruz que é o órgão que finaliza esta análise e confirma ou não a existência de uma variante”, disse.