Apenas 9,32% dos capixabas estão imunes contra as complicações do novo coronavírus. A afirmação é baseada nos dados atualizados da vacinação pelo painel Covid-19, da secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa), e considera os cidadãos que receberam as duas doses do imunizante – 378.980 pessoas até este domingo (23).
Estão neste grupo: idosos que residem em instituições de longa permanência, idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, indígenas e deficientes institucionalizados.
Em relação ao quantitativo de indivíduos que foram vacinados com a primeira dose, a cobertura vacinal está em 22,32% da população do Estado. Tendo em vista que o solo espírito-santense possui 4.064.052 milhões de habitantes (em 2020), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e somente 907.418 deles estão parcialmente imunes.
Quanto ao número de doses recebidas pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI) – do Ministério da Saúde – 1.757.440 foram entregues no território. Dessas, 1.744.162 estão distribuídas nos municípios, 547 perdidas e 956 de reserva técnica.
O Espírito Santo já deu início à vacinação de gestantes, puérperas (mulheres pós-parto), quilombolas, trabalhadores da segurança e salvamento, professores, portadores de deficiência permanente e cormobidades. E aguarda a chegada de novas remessas da vacina para dar seguimento à imunização.
Dentre as unidades federativas brasileiros que mais vacinaram a população, o solo capixaba ocupa a 4º posição no ranking, conforme o consórcio de veículos de Imprensa – formado pelos jornais G1, O Globo, Extra, Estadão, Folha de S. Paulo e UOL