sábado, 21 de maio de 2022
23.9 C
Vitória

ES inicia vacinação de professores contra a Covid-19 nesta quinta (15)

Campanha nos municípios começa na próxima semana, com cerca de 5 mil doses para os profissionais

Seis professoras receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Espírito Santo na manhã desta quinta-feira (15). Com a nova remessa da vacina que deve chegar nesta sexta-feira (16), uma parte deve ser direcionada para a categoria: cerca de cinco mil doses.

A quantidade está prevista para a reserva técnica, que é normalmente utilizada caso aconteça perda de doses. De acordo com o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, a disponibilização do imunizante para os profissionais da educação não vai comprometer a vacinação de outros grupos prioritários.

A previsão do governo estadual é que a vacinação de professores comece nos municípios a partir da próxima segunda-feira (19). Aqueles de 50 a 59 anos da Educação Básica serão os primeiros a receberem. Depois dos professores, os demais trabalhadores vão ter acesso à vacina.

A professora de Língua Portuguesa Débora Cristina Marques Moraes, de 50 anos, disse que o momento é de uma mistura de sentimentos. Ela relatou tristeza com tantas mortes que ocorrem no país, mas vê com esperança a possibilidade de que em breve mais vacinas poderão ser disponibilizadas para a população.

É uma mistura de sentimentos. Emoção e gratidão por estar representando os professores do Estado. Tristeza pelos colegas que perdemos, por todas as pessoas que perdemos no país, mas a esperança de dias melhores com a vacina chegando para todos os segmentos da sociedade“, diz a professora da Rede Estadual.

O governador Renato Casagrande (PSB) afirmou que ainda há poucas vacinas disponíveis, mas que este é um momento especial e relembrou a posição do Espírito Santo na aplicação, em nível nacional.

Segundo ele, durante a semana o governo debateu com o Sindicato dos Rodoviários (Sindirodoviários) e profissionais da limpeza pública sobre a prioridade para a imunização. Contudo, a demanda depende da quantidade de doses recebidas do Ministério da Saúde e a ordem de vacinação do plano nacional.

Foto: Hélio Filho/Secom

A gente sabe que a quantidade de vacinas está aquém da necessidade que precisamos para ter imunidade da população. É muito bom darmos início à vacinação de profissionais tão importantes, assim como foi com a segurança pública. Tem diversos outros que são merecedores. A gente quer ter mais vacinas para alcançar esses profissionais. O Ministério da Saúde nos encaminha as vacinas e temos uma ordem no Plano Nacional de Imunização. O Estado está avançando no número de pessoas vacinadas, os municípios estão se organizando. Há um trabalho para agilizar a aplicação“, comentou.

Na medida que a vacinação for avançando, Casagrande informou que deve ocorrer o retorno às aulas presenciais.

Ordem de vacinação

A campanha será iniciada por professores e auxiliares que atuam em sala de aula das creches com crianças de 0 a 3 anos de idade, pré-escola, ensino fundamental I e II e ensino médio e técnico.

Vai seguir a partir da faixa etária de 50 a 59 anos, e continuará, de forma descendente, com pessoas de 40 a 49 anos; 30 a 39 anos; 18 a 29 anos. Depois, os demais trabalhadores da educação dos níveis educacionais, com a mesma ordem de faixa etária.

De acordo com a Resolução CIB (Comissão Intergestores Bipartite), assim que for atingida no grupo alvo em 90%, haverá autorização para dar continuidade na vacinação do próximo grupo.

A vacinação descendente dos trabalhadores da educação pública e privada acontecerá também de acordo a disponibilidade semanal de vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, ficando destinada 70% da reserva técnica das doses recebidas.

A Secretaria da Educação, por meio do Comitê Interinstitucional para vacinação dos trabalhadores da educação, fará uma listagem nominal dos professores contemplados neste primeiro momento da vacinação. E irá atualizar a lista semanalmente.

Com isso, a Secretaria da Saúde repassará a listagem para os municípios, que serão responsáveis pela execução da ação.

Vacinação no ES

Até a quarta-feira (14), o Espírito Santo vacinou em primeira dose 534.650 pessoas. Ao todo, 124.276 receberam a segunda dose.

Leia mais:

https://movimentoonline.com.br/home/2021/04/15/ao-todo-534-650-pessoas-receberam-a-primeira-dose-da-vacina-contra-a-covid-19-no-es/

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -