sábado, 21 de maio de 2022
23.9 C
Vitória

Primeira idosa com mais de 90 anos é imunizada no ES

Hilda Cabas, de 92 anos, recebeu a primeira dose da vacina durante cerimônia no Palácio Anchieta, em Vitória

“Meu sentimento hoje é de gratidão e alegria, porque agora tenho uma data certa para voltar a trabalhar”, afirmou a cerimonialista Hilda Cabas, de 92 anos. Ela é a primeira idosa do Espírito Santo que não reside em uma instituição de longa permanência a ser vacinada contra o novo coronavírus.

Dona de um carisma contagiante, há 40 anos ela se dedica ao trabalho como servidora pública do Executivo e relatou que anseia pelo dia em que todos os capixabas ficarão livres desta pandemia.

“É um dia feliz e de gratidão. Espero que o governador tenha êxito nessa força de vacinar todos idosos e livrar o nosso povo dessa pandemia. Estava muito ansiosa para tomar a vacina logo, sem medo”, disse, emocionada.

A imunização aconteceu em ato simbólico na tarde desta quinta-feira (04) no Palácio Anchieta, na Capital, e contou com a presença do Governador Renato Casagrande e do Secretário de Saúde Nésio Fernandes. Além dela, outras cinco pessoas dos municípios de Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória receberam a vacina.

Leia Mais: ES registra quase 70 mil pessoas vacinadas contra a Covid-19

“Foi muito bom termos avançado bem na proteção dos trabalhadores da saúde, que estão no pelotão de frente do trabalho de enfrentamento à pandemia. Ainda falta vacinar uma parte desses profissionais, mas aqueles que estão mais ligados já receberam sua vacina. Estou muito feliz de receber vocês aqui e estava ansioso para começar a vacinar as pessoas do grupo de risco, que são as pessoas de mais idade. Porque a gente sabe que essa doença atinge a todos, mas atinge mais quem tem mais idade. Está sendo muito bom dar esse passo”, declarou Casagrande.

Nésio Fernandes reforçou a importância do início da imunização dos idosos. “A Covid é uma doença infectocontagiosa que tem os idosos, acima dos 60 anos, com 76% de suas vítimas aproximadamente no Espírito Santo. Na faixa etária dos 90 anos, cerca de 34% dos que se infectam podem evoluir à óbito. Mais ou menos em 12 semanas o sistema imune de vocês vai responder para poder protegê-los e terão 100% de eficácia na proteção de casos graves”, observou.

Vacinação de idosos no Estado

O Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19 estabelece que a população idosa acima dos 75 anos não institucionalizada faça parte do grupo prioritário para esta primeira fase da Campanha. Entretanto, devido ao quantitativo de doses adquiridas pelo Governo Federal e distribuídas aos Estados, foi necessário realizar o escalonamento por idades, priorizando inicialmente o público de 90 anos ou mais.

A partir desta sexta-feira (05), esse grupo receberá a primeira dose do imunizante. Segundo o Ministério da Saúde, 18.042 idosos capixabas serão contemplados.

Leia Mais: Morre no ES quarto paciente com Covid-19 vindo do Amazonas

O Estado antecipou a aplicação da vacina e usará aquelas que estavam reservadas para a segunda dose do grupo prioritário, na primeira fase. Após a chegada de novas vacinas, essas irão repor o quantitativo das utilizadas.

 

 

 

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -