Não houve perdas de vacinas contra o novo coronavírus em Vila Velha, informou a Prefeitura do município na manhã desta quarta-feira (17). O esclarecimento foi realizado após informações serem divulgadas a respeito de falhas na refrigeração da CoronaVac na Unidade de Saúde de Vila Batista.
A Secretaria, no entanto, confirmou que houve oscilações da temperatura na câmara frigorífica usada para armazenar as doses do imunizante. 547 frascos foram separados e enviados para análise de eficácia na última sexta-feira (12).
O problema, segundo a pasta, ocorre desde o mandato do ex-prefeito Max Filho, em outubro de 2020. A mesma máquina que teve dificuldades em seu funcionamento era usada na Unidade de Ponta da Fruta e já apresentava “congelamento do evaporador e constante aumento de temperatura”. A gestão atual acusa “incompetência” ao não ser informada durante o processo de transição dos governos.
Leia Mais: Governo compra mais de 54 milhões de doses de vacina contra Covid-19
“A Secretaria tomou conhecimento de uma ordem de serviço, datada de outubro de 2020, que apontava pane mecânica na mesma câmara fria, que funcionava na ocasião na unidade de Ponta da Fruta e foi transferida para a unidade de Vila Batista posteriormente ao problema. Na ordem de serviço o documento aponta que o equipamento estava congelando o evaporador e apresentava o aumento de temperatura, fato que demonstra a incompetência, o descaso e a falta de zelo com a coisa pública pela administração anterior, não relatado a atual gestão durante o processo de transição”, diz a nota.
Cópias de documentações técnicas foram encaminhadas ao Ministério Público Estadual e a Polícia Civil para investigações.
Compra de novos equipamentos
A Prefeitura de Vila Velha anunciou ainda que abriu um processo de compra de novas câmaras de frio para modernizar toda a rede de saúde. Além disso, geradores serão instalados nesta quarta-feira (17) para garantir o funcionamento das máquinas centrais durante 24h.
Leia Mais: Agendamento de vacina contra o coronavírus para trabalhadores da saúde e idosos acima de 85 anos em Vitória