quinta-feira, 19 de maio de 2022
20.9 C
Vitória

Covid-19: parte das vacinas do próximo lote será destinada aos trabalhadores da saúde fora da linha de frente

Outros 95% serão reservados para vacinar os idosos que não residem em instituições de longa permanência, a partir de 60 anos, em ordem gradativa de idade

5% das doses da vacina contra a Covid-19 do novo lote que chagará ao Espírito Santo na próxima semana será destinado para a vacinação dos trabalhadores da saúde que estão fora da linha de frente no combate à doença. A informação foi dada pelo Secretário de Saúde Nésio Fernandes durante coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (17).

Contudo, o Estado ainda não sabe o quantitativo de doses do imunizante que vai receber e nem em que dia. Os outros 95% serão reservados para vacinar os idosos que não residem em instituições de longa permanência, a partir de 60 anos, em ordem gradativa de idade.

Quem é considerado trabalhador da saúde?

De acordo com a definição do Ministério da Saúde, trabalhadores da saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios ou outros locais que possuam o Código Nacional de Estabelecimento de Saúde.

Leia Mais: ES amplia grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19 para idosos acima de 60 anos

Compreende tanto os profissionais da saúde (exemplo: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), quanto os trabalhadores de apoio (exemplo: recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros), ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde.

Inclui-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (exemplo: cuidadores de idosos, doulas/parteiras), bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -