quarta-feira, 18 de maio de 2022
24.9 C
Vitória

Bibliotecas de Vila Velha ganham 31 mil novos livros

41 mil alunos da rede municipal de Vila Velha terão acesso a 31 mil novos livros nas bibliotecas públicas da cidade. O investimento de R$ 2 milhões proporcionou a aquisição de 80 novos títulos. Todas as unidades de ensino de Vila Velha serão contempladas.

Os livros foram entregues nesta terça-feira (22), durante cerimônia no Titanic Biblioteca Municipal. O evento  contou com a presença dos autores que foram homenageados no local. Todos os livros que estarão nas mãos dos alunos do ensino fundamental da cidade são de autoria de escritores capixabas. O objetivo da iniciativa é motivar e incentivar as crianças ao hábito de leitura e apresentar questões relacionadas à identidade do Espírito Santo.

Os livros foram entregues nesta terça-feira (22), durante cerimônia no Titanic Biblioteca Municipal. Imagem: MovNews.

O secretário de Educação de Vila Velha, Rodrigo Simões, explicou porque o investimento em títulos de escritores locais. “Sendo autores capixabas criamos um clima de pertencimento. Quem não conhece esse lugar, não consegue amar, não sabe a história e não tem o valor, então a gente faz questão de trazer a nossa cultura para que o povo capixaba possa se apaixonar pelas nossas histórias e terra”, confirmou.

Segundo divulgou a PMVV, o investimento está de acordo com a Base Nacional Curricular Comum, que pontua que os alunos devem ter contato com manifestações artísticas e também com o Plano Municipal do Livro e da Leitura, que busca a democratização de acesso ao livro, formação de novos leitores, preservação da identidade e da diversidade cultural e outros aspectos.

O investimento de R$ 2 milhões proporcionou a aquisição de 80 novos títulos. Imagem: MovNews

Projeto Versos e Rimas

Na próxima semana, será lançada a sexta edição do livro Entre Versos e Rimas. São cinco eventos de lançamento, um em cada região de Vila Velha. 243 produções de alunos e servidores da Educação foram selecionadas para fazerem parte da obra.

Além dos participantes, serão homenageados também os 81 professores orientadores. As produções realizadas pertencem às seis categorias do projeto, que são: “Poema”, “Memória literária”, “Crônica”, “Desenho”, “Clique da diversidade histórica, cultural e religiosa do Espírito Santo” e, por último, “Texto e desenho coletivo”.

“Este concurso literário é uma das oportunidades que proporcionamos aos nossos alunos para que eles expressem seu lado artístico. O Entre Versos e Rimas é uma porta que se abre para o universo do livro e da escrita. Nossos estudantes podem participar, receber auxílio da equipe escolar na construção de suas produções e, no final, podem ver seu talento de forma concretizada em um livro”, disse o secretário municipal de Educação, Rodrigo Simões.

Confira as datas de lançamento:

– Região 1

Data: 22/11, segunda-feira

Horário: 18h

Local: UMEF Senador João de Medeiros Calmon

– Região 2

Data: 23/11, terça-feira

Horário: 18h

Local: UMEF Reverendo Antônio da Silva Cosmo (Escola Parque)

– Região 3

Data: 24/11, quarta-feira

Horário: 18h

Local:  UMEF Leonel de Moura Brizola

– Região 4

Data: 25/11, quinta-feira

Horário: 18h

Local: UMEF Joffre Fraga

– Região 5

Data: 26/11, sexta-feira

Horário: 18h

Local: UMEF Alger Ribeiro Bossois

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -