sexta-feira, 19 de abril de 2024
24.4 C
Vitória

Vitória divulga ampliação da faixa de areia de três praias; confira

A Prefeitura de Vitória divulgou nesta terça-feira (20), que vai ampliar a faixa de areia das praias do Canto, Guarderia e Curva da Jurema, situadas entre o Iate Clube e o Hotel SENAC, na Ilha do Boi. Durante a segunda-feira (19) a PMV havia lançado um edital para obras de recuperação da faixa de areia das praias.

Esse trecho foi artificialmente construído durante os aterros hidráulicos realizados na cidade de Vitória na década de 1970. Ao final das obras, a faixa de areia será ampliada de 35 metros até 65 metros a partir da atual linha da costa. O orçamento é de R$30.045.906,08, para 180 dias de obras.

O edital foi assinado na sala anexa ao gabinete do prefeito, com a presença de lideranças comunitárias, representantes da sociedade civil e do comércio e serviços da região.

Analisando as imagens aéreas dos últimos 20 anos, é possível estimar um recuo médio em 1,0 m por ano na faixa de areia no extremo sul da Praia do Canto. Nos últimos 2 anos, observa-se a intensificação desse recuo com até 4 metros em um ano.

Segundo a Prefeitura do município, a ampliação da faixa tem o objetivo de atender à demanda crescente de uso comum e conter o recuo da linha de costa, expondo a vegetação da área de lazer e as estruturas urbanas localizadas na porção ao sul da praia (enroncamento e tubulação de drenagem).

Ainda de acordo com a PMV, a recuperação das praias será feita com a utilização de jazidas de empréstimo no mar no total de 261 mil m³, que equivalem a 43,6 mil caminhões de 6m³. Uma draga sugará a areia de uma jazida no fundo do mar a transportará para um flutuante, de node a areia será bombeada para a praia.

Além disso, um trator de esteira espalhará o material depositado, nivelando aterro, formando assim a nova faixa de areia. Após essa etapa a vegetação de restinga será recuperada e novos bancos e lixeiras serão instalados.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -