sábado, 25 de maio de 2024
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Cidadãos afetados pelas chuvas podem acionar a Defensoria; entenda

Os cidadãos do Espírito Santo afetados pelas chuvas que atingem o Estado, podem procurar a Defensoria Pública para receber orientação.

De acordo com o que divulgou a Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES), a população pode buscar no órgão orientações sobre benefícios sociais, requisição de segunda via de documentos, entre outros.

Veja a seguir algumas das situações nas quais a Defensoria pode ser acionada:

  • Solicitação de 2ª via de documentos pessoais;
  • Acesso a políticas públicas de caráter assistencial, saúde e outros;
  • Extrema vulnerabilidade de idosos, crianças, mulheres e pessoas com deficiência;
  • Ações relacionadas a eventuais interdições promovidas pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros;
  • Procedimentos relacionados a casos de óbitos decorrentes das chuvas, como a expedição de alvarás ou o contato com o Instituto Médico Legal (IML).

Como ser atendido

Pelo site 

  • Acesse wwww.defensoria.es.def.br
  • Clique na imagem “Agendamento Virtual”
  • Preencha todos os dados até a conclusão do atendimento
  • Ao final, fique atento para o número de protocolo que é gerado automaticamente.

Nas unidades 

  • Acesse www.defensoria.es.def.br
  • Clique no ícone “Endereços”
  • Procure a unidade do seu
  • O atendimento presencial pode levar mais tempo, pois as prioridades por lei e os agendamentos serão atendidos primeiro.

Municípios sem unidade da DPES 

Nos casos das cidades que não contam a presença da Instituição, o contato pode ser feito pelo WhatsApp, no número (027) 99848-1005.

*Com informações da Defensoria Pública do Espírito Santo

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