segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024
28.3 C
Vitória

Fundão recebe a tradicional Cortada do Mastro nesta sexta-feira (12)

Com muito congo e alegria, Fundão recebe neste sábado (13), a Cortada do Mastro de São Benedito e São Sebastião, rito que faz parte dos os tradicionais festejos a São Sebastião e São Benedito. O evento cultural popular contará com programação também nos dias 20 e 21 de janiero.

A atividade está previstas para começar às 18h, com concentração das bandas de congo em frente à Igreja Matriz de São José.

O ritual começa com o mastro sendo cortado e preparado, pintado com cores alegres e vivas, o navio recebe o preparo dos festeiros, a bandeira é pintada por artistas e artesãos, e a corda é preparada para receber as mãos que afagam e forçam a puxada do navio. Os tambores surrados recebem novos couros, e a casaca também recebe novas cores.

No sábado (20), será realizada a Puxada do Navio, a previsão é de que o evento comece às 19h. Já no domingo (21) é a vez do Encontro Regional de Bandas de Congo, um dos principais momentos da festa.

Estarão reúnidas bandas filiadas à Associação das Bandas de Congo de Fundão, além de diversas outras vindas de vários municípios do estado, como Serra, Vitória, Vila Velha, Cariacica, Aracruz, Ibiraçu, Linhares, João Neiva e Viana. A previsão é de que 14 bandas participem do Encontro, entre elas: Konfogo, São Benedito e São Sebastião, Bandeira 1, Banda de Congo Mirim São Benedito.

Programação:

13/01 (sábado)

18h – Cortada do Mastro de São Benedito e São Sebastião

20/01 (sábado)

19h – Puxada do navio

21/01 (domingo)

9h – Missa Festiva em honra a São Sebastião e São Benedito, na Igreja Matriz São José

17h30 – Encontro Regional das Bandas de Congo.

Chegada das bandas na praça da Igreja Matriz São José

19h – Desfile das Bandas de Congo

20h – Puxada do Navio

21h – Fincada do Mastro

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -