sábado, 25 de maio de 2024
22.1 C
Vitória

Vila Velha orienta sobre risco de acidentes com animais marinhos

Com a chegada do verão e as altas temperaturas, muitas pessoas buscam se refresco nas praias. No entanto, o mar pode trazer alguns riscos, não apenas em casos de afogamentos, mas de incidentes com alguns animais marinhos.

A Prefeitura de Vila Velha tem orientado banhistas sobre os cuidados a serem tomados em caso de contato com esses animais. Os seres marinhos encontrados com maior frequência são as águas-vivas, caravelas e a cobra-parelheira. Estes animais possuem mecanismos de defesa que podem provocar reações dolorosas em humanos.

Tanto as águas-vivas quanto as caravelas-portuguesas possuem tentáculos com estruturas que liberam substâncias tóxicas ao tocar a pele humana. Se alguém for atingido, uma das orientações é sair da água imediatamente e enxaguar o local atingido com água do mar, evitando o uso de água doce ou outros produtos que possam agravar a situação.

Se os tentáculos estiverem presentes na pele, uma pinça ou até mesmo um palito de picolé pode ser utilizado para removê-los. O vinagre pode ser um aliado, pois ajuda a neutralizar a toxina das águas-vivas.

Quanto à cobra-parelheira, que é comum nas restingas das praias, é importante notar que ela não representa um risco letal para os humanos, pois seu veneno não é fatal. No entanto, se alguém for picado, a prefeitura orienta que é crucial procurar atendimento médico imediatamente para limpar a área afetada e, se necessário, receber um soro antiofídico. Evite técnicas como torniquetes ou tentativas de sugar o veneno, pois podem piorar a situação.

A prefeitura alerta que, caso uma serpente ou qualquer outro animal potencialmente perigoso seja avistado, é aconselhável manter distância, não perturbar o animal e entrar em contato com as autoridades locais, como a Polícia Militar Ambiental ou a Ouvidoria Municipal – por meio do telefone (27) 3149-7336 -, para orientações e possível resgate.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -