sexta-feira, 19 de abril de 2024
24.4 C
Vitória

Uber Adolescentes: jovens poderão solicitar corridas com supervisão dos pais

O aplicativo de transportes da Uber, disponível para celulares Android e iPhone (iOS), começou a receber um novo recurso na quarta-feira (1º): o Uber Adolescentes, mecanismo desenvolvido para que pais e responsáveis possam acompanhar as solicitações de viagens de adolescentes entre 12 a 17 anos.

De acordo com a empresa, a ideia da viagem supervisionada é facilitar o deslocamento dos jovens sem perder a segurança e isentar os pais de terem que parar para chamar um carro para o filho pelo app.

Inicialmente, a ferramenta está sendo disponibilizada nas cidades de Campinas, Curitiba, Cuiabá, Florianópolis, São José dos Campos e Sorocaba, mas espera-se que depois desse período de testes ela seja liberada para todo o Brasil. 

Segundo a Uber, o recurso surgiu por conta da necessidade de criar uma alternativa para que os jovens se deslocassem em segurança, sob supervisão dos pais e sem a necessidade de perder compromissos por isso.

A ferramenta funciona através da criação de uma conta no Perfil Familiar do aplicativo pelo responsável, no qual as contas dos adolescentes estarão vinculadas. Desta forma, sempre que eles solicitarem uma viagem, será possível visualizar em tempo real o percurso, tempo para chegada até o destino e até mesmo realizar ligações para o motorista parceiro da plataforma.

Vários recursos já conhecidos pelos usuários da Uber também estão disponíveis na nova modalidade de viagem, como confirmação da solicitação de viagens por código, gravação de áudio de viagens, o U-Código e o U-Áudio, respectivamente.

O compartilhamento com os adolescentes já foi lançado nos Estados Unidos e, nesta semana, começou a ser implementado nas cidades brasileiras.

Foto: Uber/Divulgação
Foto: Uber/Divulgação

Como vincular as contas

Para ter acesso ao recurso, é preciso que o responsável acesse o perfil familiar da Uber e envie um convite para que o adolescente possa criar uma conta. Depois de receber um link, o jovem poderá fazer o download do aplicativo, finalizar o processo de cadastro na conta e realizar as etapas de leitura do conteúdo obrigatório de segurança da plataforma.

Encerrado este procedimento, o adolescente poderá começar a solicitar as viagens que serão acompanhadas pelos pais. Todos os recursos de segurança presentes no app já permanecem ativados de forma nativa para as viagens, sendo exclusivamente necessário a ativação da função de gravação de áudio, que precisa de um consentimento manual prévio.

*Com informações de Uber

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -