sexta-feira, 19 de abril de 2024
26 C
Vitória

Credencial de vaga preferencial de idoso pode ser emitida pelo celular; veja como

Condutores com mais de 60 anos agora podem emitir a credencial de estacionamento em vaga preferencial para idoso no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, sem precisar ir aos órgãos de trânsito.

A ferramenta está disponível em 102 órgãos de trânsito de 17 estados que aderiram ao serviço. A lista completa pode ser conferida no Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito.

Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito também há um trabalho em andamento para que idosos não habilitados a conduzir veículos automotores, mas que com frequência viajam em veículos de terceiros, também possam pedir a credencial de estacionamento de forma digital. Atualmente, a permissão para idosos não condutores só é dada se o interessado for até o órgão local de trânsito.

De acordo com o Ministério dos Transportes, a grande vantagem é a simplificação da aprovação, que com a facilidade, passa a ser validadas pelo aplicativo. Após a liberação da credencial, basta imprimi-la e fixá-la no painel do veículo.

A credencial de estacionamento é destinada tanto a condutores maiores de 60 anos quanto a pessoas com deficiência física e é um documento obrigatório para uso de vagas especiais. Tais vagas são indicadas por pintura no chão ou placas, em ruas e estacionamentos públicos de hospitais, shoppings e outros estabelecimentos comerciais.

Ao estacionar em vagas especiais, os beneficiários devem obrigatoriamente colocar a credencial no painel do veículo ou em local visível para a fiscalização.

A não apresentação da credencial caracteriza infração, prevista pelo Artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e pode acarretar multa média.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -