Será assinado nesta terça-feira (24), pela Secretaria Estadual das Mulheres (SESM) do Estado e pelo Instituto Avon, representante do Fundo de Investimento Social Privado pelo Fim das Violências contra Mulheres e Meninas, um acordo de cooperação para a implementação do Programa Acolhe no Estado.
A proposta do programa é oferece abrigo alternativo temporário por até 15 dias em hotéis da rede Accor para mulheres e seus dependentes, além de refeições completas, serviços de lavanderia, computador e internet, atendimento socioassistencial, psicológico e orientação jurídica, bem como o apoio da rede multidisciplinar de auxílio e proteção a mulheres dos 78 municípios do Estado.
A iniciativa é um dos pilares do Fundo de Investimento Social Privado pelo Fim das Violências contra Mulheres e Meninas, criado pelo Instituto Avon e pela Accor em 2020, e prevê o fortalecimento de serviços públicos de acolhimento e proteção à população feminina em circunstâncias de violência. A assinatura acontece durante o 3º Congresso Internacional de Segurança e Defesa, em Vila Velha
Para a secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes, a parceria é uma forma de expandir no Estado o acolhimento às mulheres vítimas de violência: “Nós começamos a viabilizar essa parceria com a Rede Acolhe no início deste ano e agora estamos consolidando, que vem para fortalecer a rede de abrigamento para mulheres vítimas de violência ou em situação de violência em nosso Estado. Reconhecemos que a Rede Acolhe é uma rede já consolidada em todo o país, com experiência na contratação de vagas em hotéis para mulheres em situação vulnerável. Aqui no Espírito Santo, conseguimos inovar de forma regional, expandindo essa parceria para atender todas as regiões do Estado”, afirmou.
Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon, destaca que a parceira é mais uma forma de garantir e aprimorar a assistência e proteção para essas mulheres: “Reconhecemos a importância de atuarmos em conjunto com instituições públicas e privadas para transformar, efetivamente, a realidade de tantas brasileiras que se encontram em situação de vulnerabilidade social devido à violência de gênero. Consolidar mais uma parceria para a implementação do Acolhe é, justamente, mais uma maneira de aprimorar políticas e serviços de assistência e proteção para as mulheres, garantindo meios para que possam reivindicar seus direitos e viver com mais autonomia, confiança e tranquilidade”, explica Grelin.
O acordo será assinado nesta terça-feira (24) às 19h na Universidade Vila Velha (UVV).
O Programa Acolhe também conta com o apoio do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), responsável pela sua gestão, e do Bem Querer Mulher, que fornece suporte técnico ao Acolhe. Até setembro de 2023, o programa viabilizou mais de 4.900 diárias para mulheres que necessitavam de abrigo seguro e 2.073 agentes de redes públicas de enfrentamento à violência de gênero foram impactados. Atualmente, 346 cidades de 24 estados estão habilitadas a utilizar o Acolhe e cerca de 26 capacitações para a utilização do Formulário Nacional de Risco já foram realizadas.
Assinatura do Termo de Cooperação Técnica para acolher mulheres em situação de violência
Local: Universidade Vila Velha (UVV) na Av. Comissário José Dantas de Melo, n 21. Boa Vista -Vila Velha
Data: terça-feira (24/10)
Horário: às 19h
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.