O Voa Brasil, programa do Governo Federal que ainda nem foi lançado oficialmente está sendo utilizado por golpistas para aplicar golpes pelas redes sociais.
Segundo a empresa de segurança digital Kaspersky, os golpistas induzem as vítimas a realizarem pagamentos para efetuar a compra de tíquetes falsos, nessa transação os criminosos também conseguem roubar os dados pessoais e informações bancárias.
O Ministério de Portos e Aeroportos, responsável pela operacionalização do Voa Brasil, emitiu nota afirmando que o serviço ainda não está em funcionamento, como forma de alertar a população sobre a fraude.
Quando estiver ativo, o Voa Brasil disponibilizar passagens aéreas com valores acessíveis para algumas categorias de passageiros, mas ainda não está em vigor.
Entenda como funciona o golpe
Através de uma publicação de vídeos e anúncios falsos patrocinados nas redes sociais, os golpistas prometem a venda de passagens aéreas de ida e volta por R$ 200, supostamente por meio do Voa Brasil.
O anúncio é vinculado a um link fraudulento, ao clicar nestes links os usuários são direcionados para um site falso, onde precisam preencher de um cadastro com nome completo e CPF. Os criminosos sinalizam que é por meio do formulário que os requisitos necessários para a aprovação no programa do governo serão liberados.
Após o cadastro é gerado um boleto, que segundo o site, é referente a supostos “impostos, fiscalização de aviação civil e taxa de contribuição ao turismo brasileiro sustentável”. Os criminosos indicam ao usuário que o pagamento seja feiro via Pix ou cartão de crédito dentro de 30 minutos. Além do prejuízo financeiro, os usuários ainda podem ter os dados do cartão capturados pelos golpistas.
Um print feito pela Kaspersky mostra e comprova que os criminosos utilizam um suposto logo do Voa Brasil. Veja a seguir:


Em nota, o Ministério dos Portos e Aeroportos informou que o Voa Brasil está em fase de ajuste final e ainda não existem regras definidas para participação e destacou que o Governo Federal não está realizando cadastro ou solicitando pagamento de valores para que os usuários sejam inseridos no programa.
“Caso o cidadão receba ligação, correspondência, mensagem de texto no celular ou via redes sociais solicitando depósito em dinheiro para ser incluído no Voa Brasil, sugerimos que denuncie essa prática por meio dos canais de atendimento ao usuário”, diz o comunicado.
A denúncia pode ser feita pelo site Fala BR, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (61) 2029.8090.
*Com informações do Ministério dos Portos e Aeroportos.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.