O dia 15 de outubro é marcado pela comemoração ao dia dos professores. É uma data para celebrar a importância destes profissionais que se dedicam ao ensino e que forma todas as demais profissões da sociedade.
Embora uma boa pacela dos professores não seja tão bem remunerada, uma pesquisa apontou que a categoria tem a confiança da comunidade. Segundo o estudo, nove em cada dez estudantes confiam em seus professores, e 87% os enxergam como exemplos positivos.
Os resultados fazem parte da pesquisa “Desafios e vitórias: histórias de professores empenhados com a qualidade da Educação”, realizada pelo Datafolha a pedido do Itaú Social, Fundação Lemann e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Os períodos de Alfabetização e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) são os que apresentam maior facilidade no relacionamento (87% e 86%) em comparação com os Anos Finais (6º ao 9º ano) e ao Ensino Médio, com 77% e 78%, respectivamente.
Os percentuais de interação entre professores e famílias também surpreendeu de forma positiva. Os números mais elevados também se repetem entre os alunos de Alfabetização (78%) e Anos Iniciais (77%). De acordo com o estudo, para 87% dos responsáveis dos estudantes, os docentes conhecem muito ou em parte as dificuldades de aprendizado de cada um de seus alunos.
O estudo ainda indica que os professores da região Sul são quem tem maior percepção, com 93%. O Nordeste se aproxima com 90% e aparecem na sequência as regiões Centro-Oeste (86%), Norte (86%) e Sudeste (83%).
O reconhecimento pode ser justificado pelas atividades realizadas nas escolas, em que 91% dos familiares afirma que elas ajudam a criar uma relação de confiança entre ambos. Na região Norte, esse índice é de 95%, seguido do Sul (94%) e Nordeste (93%). Centro-Oeste e Sudeste aparecem praticamente empatados, com 88% e 87%, respectivamente.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.