A reportagem do MovNews foi conhecer de perto o primeiro stúdio de Kickboxing e Krav Maga só para mulheres do Brasil. Localizado no bairro Jardim da Penha, em Vitória, o stúdio funciona há 3 anos e conta com cerca de 90 alunas que frequentam os treinos específicos de defesa pessoal.
A professora de Kickboxing e instrutora de Krav Maga, Renata Oliveira, já praticava a arte marcial e percebeu a grande a demanda de mulheres querendo aprender técnicas. Renata é faixa preta de Kickboxing, 2º dan e campeã da Copa do Mundo 2023 realizada na Áustria.
Uma das alunas é Dendera Vieira. A advogada, administradora e padeira, ela foi obrigada a usar o que aprende nos treinos de defesa pessoal quando passou por uma situaçãi de violência doméstica.


“Graças aos ensinamentos do Krav Maga consegui controlar a situação, diante do meu filho”, concluiu.
Já a estudante Giovanna Sodré contou que no primeiro contato que teve com o Krav Maga decidiu não procurar outra atividade física. “O Krav Maga me deu autoconfiança”, disse Giovanna.
Outra aluna do stúdio é a professora, Helena Calil, para ela aprender defesa pessoal significa usar o lado psicológico e trabalhar a prevenção. “Faz a gente enxergar se estamos diante de algum momento de risco”, explicou.
Viviane Martinez, instrutora de Krav Maga no stúdio, acredita que defesa pessoal vai além dos golpes: “eu ensino como ela reage diante do estresse, então para cada situação de risco tem uma técnica específica, e quando isso acontece elas sabem lidar com esse estresse e com essa situação, então é um conjunto de benefícios para as mulheres”, destacou Viviane.
Para conhecer de perto o stúdio as interessadas podem agendar uma aula ou entrar em contato através das redes sociais.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.