sábado, 25 de maio de 2024
26 C
Vitória

“Navseg”: Aplicativo da Marinha do Brasil permite monitorar embarcações em tempo real

A Marinha do Brasil (MB), por meio da Diretoria de Portos e Costas, em parceria com o Ministério do Turismo, lançou, na última semana, o aplicativo Navseg, que visa reforçar a segurança da navegação em todo território nacional.

O Navseg é um aplicativo gratuito que trará mais praticidade e segurança a condutores e passageiros de embarcações que navegam nas Águas Jurisdicionais Brasileiras. A iniciativa chega para otimizar as ações da Marinha do Brasil no incremento da segurança da navegação, especialmente das embarcações de esporte e recreio, no entanto, também pode ser utilizada por condutores de embarcações de pequeno e médio portes, como as de pesca, de turismo náutico e de transporte comercial de passageiros ou de carga.

Para isso, basta baixar o APP, cadastrar os dados do condutor e da embarcação, registrar o Plano de Viagem e compartilhá-lo quando for navegar.

O aplicativo Navseg usa o sinal da rede de telefonia celular para acompanhar a posição em tempo real dos navios que utilizarem a plataforma, permitindo que todos os dados sejam monitorados pela Capitania dos Portos mais próxima durante todo o período de navegação.

Com a funcionalidade, em caso de necessidade de socorro ou salvamento, será possível identificar e localizar mais facilmente a embarcação em perigo e providenciar o envio do socorro.

O Navseg – disponível gratuitamente, nas plataformas Android e IOS – também substituirá o “Aviso de Saída”, documento que contém o Plano de Viagem da embarcação e era elaborado de forma presencial junto ao Iate Clube, Marina ou Capitania, conforme o caso, garantindo mais agilidade aos navegantes. É a Marinha do Brasil trabalhando para sua segurança, conectando o cidadão a uma navegação mais segura.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -