Morreu neste sábado (09), aos 85 anos o sociólogo italiano Domenico De Masi. De acordo com a imprensa italiana, ele havia descoberto no último mês que estava doente. A causa da morte não foi divulgada.
De Masi foi o autor de “O ócio criativo”, de 1995, e outros livros sobre economia, trabalho e mundo contemporâneo. Além disso também foi professor emérito de Sociologia do Trabalho na Universidade Sapienza de Roma e chegou a ser reitor da faculdade de Ciências da Comunicação.
O sociólogo foi um intelectual respeitado em todo o mundo, em suas obras, De Masi defendeu que o ócio era algo positivo e necessário para a criatividade humana. O sociólogo influenciou a criação da renda básica de cidadania na Itália e em 2019 foi um dos grandes pensadores do partido Movimento 5 Estrelas.
De Masi tinha fortes laços com o Brasil, tendo até mesmo sido nomeado cidadão honorário da cidade do Rio de Janeiro em 2010. O italiano nasceu em Rotello, em 1938 e ao longo da sua vida escreveu mais de dez livros publicados no Brasil.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte do sociólogo em sua rede social:
Estou surpreso e triste pelo falecimento do meu amigo, o sociólogo Domenico de Masi, que encontrei pela última vez, há menos de três meses, em Roma. Estava, como sempre, animado, com análises inteligentes e cheio de ideias e planos.
Intelectual incansável e homem público… pic.twitter.com/Vzcf0zeCzE
— Lula (@LulaOficial) September 9, 2023
Eles haviam se encontrado em junho deste ano em Roma. Antes disso, em abril de 2019, o italiano havia visitado Lula na prisão, em Curitiba.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.