sábado, 25 de maio de 2024
24.9 C
Vitória

Machismo, comportamento que mata muitas mulheres

Entender o número de mortes envolvendo mulheres, principalmente no Espírito Santo, é traçar um pouco do comportamento do homem. Afinal, é ele quem comete o crime. O principal desses comportamentos e que desencadeia todo um ciclo de violência, é o machismo.

Até para quem escreve esse texto, na condição de homem, é fundamental reconhecer os privilégios e se policiar para evitar qualquer ato machista, afinal, todo homem tem esse comportamento. E é sobre este comportamento que vamos falar agora.

Recentemente acompanhamos até perplexos um grupo de estudantes de medicina exibindo seus órgãos genitais durante uma partida de um torneio universitário. Eles chegaram ser expulsos da instituição de ensino, mas tiveram que ser reintegrados a mando da justiça.

Aqui no Espírito Santo também tivemos uma cena semelhante. Anos atrás, uma turma de medicina de uma universidade particular, tiraram fotos de calças abaixadas fazendo gestos simulando uma vagina com as mãos.

Este tipo de comportamento endossa a violência contra mulher. Estes casos são apenas alguns exemplos para ilustrar uma realidade diária que assusta todas mulheres.

“O machismo não está restrito a qualquer classe social, ou a alguma idade. Faz parte do comportamento do homem. Ele está alinhado a outros comportamentos totalmente perigosos em um relacionamento”, explicou a delegada Michelle Meira, gerente do núcleo de prevenção à violência contra a mulher, da SESP.

De acordo com o anuário da segurança pública, divulgado em julho, mostra que o Espírito Santo é o 11° Estado no ranking de machismo. Está 0,2% acima da média nacional.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -