Neste sábado, 16 de setembro, é celebrado o Dia Mundial de Limpeza de Rios, Praias e Mangues. A data tem como objetivo promover ações de conscientização sobre a importância destes ambientes e estimular a prática da separação dos resíduos recicláveis (papéis, plásticos, metais e vidros) em seus círculos de amizades.
O movimento teve início em 2008, na Estônia, quando cerca de 50 milhões de pessoas se uniram para limpar suas cidades, rios e comunidades. O país foi limpo em apenas cinco horas e a ação foi nomeada Lets do It (Vamos fazer isso!).Com a adesão crescente de outros países, o evento foi rebatizado com o nome Dia Mundial da Limpeza. No Brasil, mais de 1,2 mil cidades já registraram participação. Anualmente, o Dia Mundial da Limpeza acontece no terceiro sábado de setembro.
Na Grande Vitória, o Projeto Pegada, que encabeça essa ação em parceria com o Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico-Iba, Projeto Cardume, Projeto Impactando Vidas e Instituto Eco Maris, espera os voluntários para a ação presencial que acontece na base do Pegada na Praia ao lado do Iate Clube às 9h deste sábado.
O Iba está na realização do evento, e a presidente Karina Nolasco diz que o objetivo do evento é “uma reunião de esforços para colocar em prática uma atitude sustentável. Queremos transformar educação em ação, fazer a diferença com aquilo que está ao nosso alcance.”
A coordenadora do Projeto Pegada, Fabiana Franco, diz que “o objetivo dessa ação é despertar a consciência das pessoas sobre a importância da preservação ambiental. Queremos estimular uma mudança de comportamento, que a gente crie o hábito de, se ver um lixo na rua ou praia, recolhê-lo”.
Já na Serra, a Secretaria de Meio Ambiente (Semma), em alusão a data, está promovendo ações desde o dia 12 em Jacaraípe, e a programação deve se estender até esta sexta-feira (15), estudantes de escolas da região e participantes da Associação Lar Semente e Amor (Rede Alsa) vão caminhar pela praia recolhendo resíduos sólidos, com o objetivo de conscientizar cada vez mais a população sobre a importância de preservar o bioma.
Segundo a Diretora do Departamento de Educação Ambiental (DEA) da Semma, Isis Rangel, “para a educação ambiental ser efetiva é fundamental a parceria e o apoio às organizações da sociedade civil do município, como a Rede Alsa. O lixo nos oceanos já tem afetado a biodiversidade, economia e saúde, devemos mudar nossos hábitos e aprender a respeitar o meio ambiente.”


Programação
Em Vitória, a programação começa às 9h, no sábado, com yoga integrativa de gratidão com Fabiana; após orientação de como retirar os resíduos encontrados na praia, o time de voluntários começa a limpeza.
Uma onda de garrafas pet será construída para chamar a atenção das pessoas, e os voluntários podem levar garrafas para contribuir com a obra. Um novo barco do projeto, com 48 lugares, também sairá para limpeza da praia.
Os interessados em se voluntariar devem se inscrever no link do formulário de participação.


Além do Iba e do Projeto Pegada, estão também na organização o Projeto Impactando Vidas e o Instituto Eco Maris. Landsea, EDP, Instituto Serenata de Favela e Iate Clube apoiam o Dia Mundial da Limpeza.
Na Serra, além das caminhadas, na sexta-feira (15), às 8h, em Jacaraípe, acontece o evento “Impactos de resíduos sólidos nos Ecossistemas Marinhos e Costeiros”, no Núcleo da Onda do Futuro”, localizado na Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 2001, Bairro das Laranjeiras. A entrada é gratuita.
Mais de 71 milhões de voluntários
O Dia Mundial da Limpeza de Praias e Rios acontece em 197 países e territórios desde 2018, e já teve a adesão de mais de 71 milhões de voluntários, retirando mais de 344.500 mil toneladas de resíduos de rios, praias, praças, mangues, ruas, etc. No Brasil, a ação acontece oficialmente com a liderança do Instituto Limpa Brasil, tendo a adesão de mais de 1200 municípios.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.