sábado, 24 de fevereiro de 2024
26.6 C
Vitória

Pais poderão monitorar veículos de transporte escolar de Vitória pelo celular

Os pais ou responsáveis de estudantes de Vitória que utilizam transporte escolar poderão acompanhar as viagens em tempo real. Isto porque a prefeitura da Capital sancionou uma lei que torna obrigatória a instalação de equipamento de GPS nos veículos que transportam os alunos para as escolas.

Antes de começar o cumprimento da lei – aprovada no último dia 25 de julho pela Câmara de Vitória – um período de 90 dias será para as definições sobre as regras, como a regulamentação do prazo para que os proprietários façam a instalação dos equipamentos nos veículos.

De acordo com o texto da Lei nº 9.948/2023, de autoria do vereador Leonardo Monjardim (Patriota), a instalação do GPS nos veículos de transporte escolar passa a ser requisito essencial para a emissão da licença do veículo para esta finalidade. O condutor deverá fornecer os dados dos rastreadores à administração pública e aos pais ou responsáveis dos alunos transportados para o acompanhamento do trajeto.

“Os rastreadores vão possibilitar o acompanhamento do trajeto dos veículos em tempo real, o que proporcionará mais tranquilidade aos pais e responsáveis, que poderão identificar de imediato qualquer desvio de rota ou mesmo atraso em razão de congestionamento no percurso entre a escola e a casa dos alunos”, explicou o vereador Monjardim.

Profissional reclama 

Há 15 anos no mercado, o motorista Julio Salviano acredita que a nova lei apenas vai encarecer o serviço. “Nós do setor seguimos uma série de regras. Preservamos muito a segurança das crianças. O GPS pode ser um mecanismo a mais, porém, é preciso analisar o preço disso, a instalação e até mesmo a durabilidade do equipamento”, disse.

O que dizem os pais?

A advogada Rúbia de Paula, que mora em Jardim Camburi, paga uma van para buscar seus filhos nas escolas e de acordo com ela, a ideia é boa para a segurança, mas, atualmente, os motoristas já disponibilizam o “tempo real” do WhatsApp. Assim, ela acompanha as viagens dos filhos.

“Acho bom e importante pensar na questão da segurança nas vans, mas creio que é preciso fiscalizar mais esses veículos do que inserir novas regras a eles”, conta.

Por outro lado, o servidor público Marcos Oliveira aprova a lei sobre a instalação do GPS. “Já tenho cuidado na hora de escolher a van para meu filho de dois anos e agora com o GPS vai passar mais segurança para todos os pais”, disse.

Setran

Procurada pela reportagem do MovNews quanto à fiscalização e orientação aos trabalhadores do setor, a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), informou, por nota, que encaminhou ofício ao Detran-ES para que sejam informados quais os veículos de transporte escolar circulam em Vitória.

“Posteriormente, notificará os responsáveis pelos veículos para que cumpram o estabelecido em lei. A lei aprovada ainda não foi regulamentada pelo Executivo, que ainda fará estudos técnicos”, finalizava a nota.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -