Evento da EDP vai distribuir mil pipas e conscientizar população sobre brincadeira

0
Foto: Divulgação/EDP

A cidade de Vila Velha receberá a Revoada de Pipas neste sábado (12), no Parque Cocal, em Vila Velha. Promovido pela EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, o evento faz parte das ações da campanha de segurança da Companhia e visa conscientizar a comunidade sobre a brincadeira segura com pipas.

Ao todo, serão distribuídas mil pipas coloridas, confeccionadas em material sustentável e biodegradável, respeitando o meio ambiente. O evento ocorrerá das 13h às 17h, no Parque Cocal, localizado na rua dos Artistas, no bairro Cocal, em Vila Velha.

A ação lúdica e educativa busca incentivar a brincadeira segura tanto para crianças quanto para adultos. Os participantes receberão as pipas prontas para soltar, com rabiola e carretel, e contarão com orientações de monitores especializados sobre como empiná-las de forma segura, longe da rede de energia elétrica. Além disso, a equipe da EDP disponibilizará linhas adequadas e livres de cerol para a atividade, e também estará atenta ao uso correto das linhas trazidas pelos participantes.

A iniciativa se mostra ainda mais relevante ao considerarmos que, somente na Grande Vitória, de janeiro a julho deste ano, foram registradas 301 ocorrências de pipas na rede elétrica, resultando na interrupção do fornecimento de energia para mais de 59 mil clientes. No mesmo intervalo, em toda a área de concessão da EDP no Estado, foram 455 ocorrências que impactaram mais de 86 mil unidades consumidoras.

Fenando Saliba, diretor da EDP, enfatiza que a brincadeira de pipa deve ser realizada sempre de maneira segura: “Nosso trabalho busca restabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível, mas a segurança é nossa maior preocupação. O contato das pipas com a rede elétrica pode causar acidentes graves. Portanto, as pessoas devem optar por espaços abertos, como parques e campos, onde não há risco de contato com os fios de energia. Além disso, caso a pipa fique enroscada nos fios elétricos, é fundamental não tentar retirá-la.”

Dicas de segurança para soltar pipas

  • Procure espaços abertos como parques e campos, onde não exista o risco de contato com fios de energia;
  • Empine pipas longe de rede elétrica, em locais onde não exista nenhum tipo de cabo de energia, de serviço telefônico ou antenas de celular. Isso evita acidentes e interferências na qualidade desses serviços;
  • Se a pipa ficar enroscada nos fios elétricos, não tente retirá-la. Nunca use varas nem suba em postes, muros ou lajes para tirar uma pipa. O choque, nestes casos, pode ser fatal. Somente técnicos da distribuidora são treinados para manusear a rede com toda segurança;
  • Arremessar objetos na rede elétrica para o resgate da pipa pode causar graves acidentes. O chamado “marimba” (pedra amarrada a uma linha), ou qualquer outro objeto, não deve ser lançado na rede;
  • Jamais use cerol ou “linha chilena”. Esses produtos são proibidos e podem provocar acidentes graves e mortes. Ao cortar a camada protetora da fiação a linha interrompe a transferência de corrente elétrica, podendo provocar curto-circuito.

Em caso de acidentes relacionados ao sistema de energia nunca se aproxime do local. Fale imediatamente com a EDP pelos canais de atendimento:

  • EDP Online no www.edponline.com.br;
  • Aplicativo EDP Online;
  • Whatsapp EDP: (27) 99772-2549
  • Central de atendimento por telefone (0800 721 0707);
  • Agências de atendimento presencial.

Revoada de Pipas – Vila Velha

Quando: Sábado, dia 12/08
Horário: das 13h às 17 horas
Local: Parque Cocal, rua dos Artistas, Cocal, Vila Velha – ES, 29102-852

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui