sábado, 25 de maio de 2024
26 C
Vitória

CRLV Digital: saiba como baixar o documento do seu veículo de forma simples e rápida

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio eletrônico (CRLV-e) já é uma realidade em quase todo o Brasil. De acordo com informações do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), até o momento, 25 estados brasileiros, além do Distrito Federal, já disponibilizam essa funcionalidade. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu um prazo até 30 de junho para que todos os Detrans do país se adaptem para oferecer aos motoristas o novo formato digital desse documento.

O CRLV-e carrega consigo todas as informações presentes no documento impresso e possui a mesma validade jurídica do formato físico. Uma característica importante é que ele pode ser acessado mesmo quando o proprietário do veículo não tem conexão com a internet.

O aplicativo gera um arquivo em formato PDF com uma assinatura digital, assegurando a autenticidade do documento. A emissão do CRLV-e é feita inteiramente online, eliminando a necessidade de comparecer pessoalmente ao Detran local para obtê-lo.

Segundo o Denatran, “a expedição do CRLV-e ocorrerá após a quitação dos débitos relacionados a tributos, encargos e multas de trânsito vinculados ao veículo, bem como o pagamento do Seguro Obrigatório (DPVAT)”.

Como obter o CRLV Digital – Pessoa Física

No caso de pessoas físicas, o procedimento envolve o uso do aplicativo Carteira Digital de Trânsito e a posse do código de segurança do Certificado de Registro do Veículo (CRV) e do número do Renavam.

Aqui está um passo a passo simplificado:

  1. Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível gratuitamente na Apple Store e no Google Play;
  2. Clique na opção “entrar com gov.br” e complete o cadastro;
  3. Na tela inicial do aplicativo, acesse a seção “veículos”;
  4. Em seguida, clique em “toque aqui” para adicionar um CRLV;
  5. Insira o número do Renavam e, logo depois, o código de segurança do CRV.

Onde encontrar o Código de Segurança?

O código de segurança do CRV, essencial para acessar o CRLV digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou para imprimir o CRLV-e pelo portal de serviços do Denatran, é composto por onze caracteres e está localizado na parte superior direita do documento.

É importante notar que o CRV, também conhecido como DUT (Documento Único de Transferência), é um documento emitido no primeiro emplacamento de um veículo. Ele registra todas as características do veículo e os dados pessoais do proprietário. Diferentemente do CRLV, o CRV não precisa ser portado obrigatoriamente e não tem prazo de validade.

Como obter o CRLV Digital – Pessoa Jurídica

Para pessoas jurídicas, o acesso não é feito pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito. É necessário acessar o Portal de Serviços do Denatran, na seção “Meus veículos”, e ter um Certificado Digital ICP-Brasil (A1 ou A3) em nome da empresa proprietária do veículo.

Aqui está o procedimento:

  1. Acesse o Portal de Serviços do Denatran;
  2. Clique na opção “Meus veículos” na tela inicial;
  3. Serão exibidos os veículos registrados em nome da pessoa jurídica;
  4. Selecione o veículo desejado, e então baixe o CRLV nos formatos PDF ou P7S;
  5. O documento será baixado, e você poderá imprimi-lo em uma folha A4 em branco.

*Com informações do Portal do Trânsito.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -