Ciclovia da Vida e ampliação da Terceira Ponte: cuidados para ir e vir com segurança

0
Terceira Ponte terá três pistas de cada lado. Foto: Divulgação/Semobi
Terceira Ponte terá três pistas de cada lado. Foto: Semobi/Divulgação

Com as obras de ampliação da Terceira Ponte e da implantação da Ciclovia da Vida, que serão entregues à população no dia 27 deste mês, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) reforça a necessidade de adoção de comportamentos prudentes e obediência às leis de trânsito quando os cidadãos utilizarem esses novos espaços.

Para o diretor-geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, os dois projetos estruturantes consolidados pelo Governo do Estado favorecem a mobilidade, estimulam a locomoção de forma sustentável e segura, mas é fundamental que os usuários da Ciclovia da Vida e da Terceira Ponte tenham atitudes adequadas e que estejam de acordo com as leis de trânsito.

“A Terceira Ponte é um ambiente onde todos os modais do trânsito coabitam de forma dinâmica e, por isso, torna-se imprescindível que tanto ciclistas quanto os demais usuários das vias, sejam motoristas, motociclistas ou caronas, tomem os devidos cuidados para que o trajeto seja feito em segurança. Por isso, pensando na sensibilização, educação e orientação aos cidadãos que utilizarão as vias, o Detran-ES investe de forma estratégica mais uma vez em campanha publicitária e abordagens educativas na Grande Vitória, levando principalmente a mensagem de que no trânsito, devemos sempre escolher a vida”, salienta Vieira.

Como fazer a sua parte para um trânsito mais seguro

Para garantir um ambiente coletivo, mais humano e que vise a proteção de todos na Ciclovia da Vida é importante que os ciclistas tomem as seguintes providências para que o pedal seja seguro:

  • Utilizar equipamentos de segurança;
  • Fazer a manutenção preventiva da bicicleta;
  • Transitar no sentido da via;
  • Obedecer à sinalização;
  • Pedalar com cuidado e atenção.

Novas pistas 

Atualmente a Terceira Ponte tem duas faixas em cada sentido, cada uma delas com 3,5 metros de largura. Com a entrega da obra, a ponte passará a ter três faixas em cada lado. A faixa à direita da via terá 3,10 metros e as outras duas 2,80 metros de largura cada. Sendo que faixa à direita por sentido será destinada aos ônibus, veículos de serviço, como ambulâncias e viaturas, e motos.

Da mesma forma, os condutores que transitarem nas novas pistas da Terceira Ponte, devem fazer a sua parte para que não ocorram acidentes e o trajeto possa ser feito sem intercorrências:

  • Obedecer à sinalização e respeitar os limites da via;
  • Não usar celular ao volante;
  • Não trafegar no corredor;
  • Respeitar a exclusividade da faixa da direita para ônibus, motos e veículos de serviço;
  • Sinalizar corretamente ao mudar de faixa.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui