Com as obras de ampliação da Terceira Ponte e da implantação da Ciclovia da Vida, que serão entregues à população no dia 27 deste mês, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) reforça a necessidade de adoção de comportamentos prudentes e obediência às leis de trânsito quando os cidadãos utilizarem esses novos espaços.
Para o diretor-geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, os dois projetos estruturantes consolidados pelo Governo do Estado favorecem a mobilidade, estimulam a locomoção de forma sustentável e segura, mas é fundamental que os usuários da Ciclovia da Vida e da Terceira Ponte tenham atitudes adequadas e que estejam de acordo com as leis de trânsito.
“A Terceira Ponte é um ambiente onde todos os modais do trânsito coabitam de forma dinâmica e, por isso, torna-se imprescindível que tanto ciclistas quanto os demais usuários das vias, sejam motoristas, motociclistas ou caronas, tomem os devidos cuidados para que o trajeto seja feito em segurança. Por isso, pensando na sensibilização, educação e orientação aos cidadãos que utilizarão as vias, o Detran-ES investe de forma estratégica mais uma vez em campanha publicitária e abordagens educativas na Grande Vitória, levando principalmente a mensagem de que no trânsito, devemos sempre escolher a vida”, salienta Vieira.
Como fazer a sua parte para um trânsito mais seguro
Para garantir um ambiente coletivo, mais humano e que vise a proteção de todos na Ciclovia da Vida é importante que os ciclistas tomem as seguintes providências para que o pedal seja seguro:
- Utilizar equipamentos de segurança;
- Fazer a manutenção preventiva da bicicleta;
- Transitar no sentido da via;
- Obedecer à sinalização;
- Pedalar com cuidado e atenção.
Novas pistas
Atualmente a Terceira Ponte tem duas faixas em cada sentido, cada uma delas com 3,5 metros de largura. Com a entrega da obra, a ponte passará a ter três faixas em cada lado. A faixa à direita da via terá 3,10 metros e as outras duas 2,80 metros de largura cada. Sendo que faixa à direita por sentido será destinada aos ônibus, veículos de serviço, como ambulâncias e viaturas, e motos.
Da mesma forma, os condutores que transitarem nas novas pistas da Terceira Ponte, devem fazer a sua parte para que não ocorram acidentes e o trajeto possa ser feito sem intercorrências:
- Obedecer à sinalização e respeitar os limites da via;
- Não usar celular ao volante;
- Não trafegar no corredor;
- Respeitar a exclusividade da faixa da direita para ônibus, motos e veículos de serviço;
- Sinalizar corretamente ao mudar de faixa.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.