Carro inteligente: Cachoeiro investe em tecnologia para agilizar serviços públicos

0
Cachoeiro aposta em carro inteligente para agilizar serviços de manutenção urbana. Foto Márcia Leal -PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro está inovando e apostando em tecnologia para aprimorar os serviços públicos oferecidos pelo município. Na feira InovaES, realizada no campus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), a gestão municipal apresentou novidades que prometem trazer mais eficiência para a administração da cidade.

Uma das grandes novidades é o lançamento do carro inteligente, um veículo com Inteligência Artificial (IA) embarcada, capaz de realizar um diagnóstico da cidade, identificando melhorias que precisam ser feitas nos espaços públicos.

Operado por uma empresa terceirizada, o veículo utiliza a IA para monitoramento urbano e possui diversas funcionalidades, como a identificação de buracos, rachaduras e falta de sinalização nas vias, calçadas irregulares, descarte de lixo irregular, entre outros.

As informações são repassadas em tempo real para a administração municipal, que encaminhará as demandas para os órgãos competentes. O automóvel fará a varredura por todo o município a cada 30 dias, conforme estabelecido por contrato, e as operações estão previstas para começar na próxima semana.

Aplicativo Cachoeiro Online

Outra novidade apresentada durante a feira é o pré-lançamento do aplicativo Cachoeiro Online, uma nova plataforma da gestão municipal que visa facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos.

O aplicativo oferecerá a possibilidade de agendamentos e abertura de solicitações, além de contar com um espaço exclusivo do Procon do município, onde os cidadãos poderão abrir e acompanhar processos, consultar preços, participar de audiências e acessar o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

A plataforma também disponibilizará um assistente virtual com reconhecimento de voz e texto, informações sobre transporte público, chamados e outros serviços. A plataforma está em fase final de desenvolvimento e o lançamento está previsto para o próximo mês.

O prefeito Victor Coelho destacou a importância da tecnologia como aliada na busca por uma cidade mais eficiente, transparente e conectada, garantindo uma prestação de serviços de qualidade que atenda às necessidades da população de forma ágil e assertiva.

A feira InovaES tem como foco apresentar e divulgar novas tendências para um desenvolvimento urbano mais moderno e sustentável. O evento conta com a participação de especialistas em tecnologia, que conduzem diversas palestras e painéis temáticos, abordando tópicos relevantes sobre inovações e práticas relativas ao conceito de cidade inteligente.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui