sexta-feira, 24 de maio de 2024
27.1 C
Vitória

Agosto Lilás: mês de conscientização no combate à violência contra a mulher

O oitavo mês do ano é voltado para o “Agosto Lilás”. A campanha foi criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha, assinada no dia 7 de agosto e que este ano completa 17 anos. A lei foi elaborada para amparar as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial.

A campanha do “Agosto Lilás” tem como foco conscientizar a sociedade sobre o fim da violência contra a mulher e divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

No Espírito Santo, de acordo com a Secretaria da Saúde (Sesa) foram 46.167 notificações de todos os tipos de violência, entre 2020 e 2022, segundo dados do Sistema Oficial para Notificação Compulsória de Doenças, Agravos e Eventos de Saúde Pública do Estado, o e-SUS Vigilância em Saúde (e-SUS VS). Desse total, 82,47% das vítimas são do sexo feminino.

A violência sexual foi o tipo notificado em 5.156 fichas nesse período, sendo que 58,6% das vítimas eram menores de 14 anos (de ambos os sexos) e 4.650 vítimas eram do sexo feminino (independente da idade).

Feminicídio

O número de feminicídio, o homicídio doloso praticado contra a mulher em razão da condição do sexo feminino, de acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), aumento em solo capixaba.

De janeiro a julho deste ano, 18 mulheres foram mortas. Um aumento de 18,6% se comparado com o mesmo período do ano passado, quando 15 casos de feminicídio foram confirmados.

Municípios promovem ação no “Agosto Lilás” 

  • Serra

Na Serra, serão realizadas diversas atividades, como blitz educativa, palestras, lançamento de um teste virtual sobre violência e inauguração do novo Centro de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstico (CRAMVS). O prédio da Prefeitura também será iluminado na cor lilás.

“O Agosto Lilás é um momento de conscientização na busca pela superação do problema da violência de gênero. Aqui na Serra, além das ações de cunho educativo, iremos realizar entregas para a sociedade, como a inauguração do novo CRAMVS, a aula inaugural do mestrado para mulheres e o teste virtual ‘Conta comigo! Você não está Sozinha!’”, detalha a secretária de Políticas Públicas para Mulheres Lilian Mota.

Programação

Dia 7 – Blitz educativa e panfletagem em Laranjeiras, no cruzamento em frente ao Terminal de Laranjeiras. Horário: 8 horas

Dia 14 – Aula Inaugural de Curso de Mestrado em Computação no Ifes, Campus Serra. Horário: 19 horas

Dias 17 e 18 – Conta Comigo – mutirão de serviços para as mulheres no Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras. Horário: das 10 às 17 horas

Dia 25 – Seminário da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, no auditório do Centro Municipal da Juventude (cmj) de- Boa Vista (antigo CAI). Horário: das 8h30 às 17 horas

Dia 31 – Caminhada Agosto Lilás, em Serra Sede. Inauguração do CRAMVS, em Serra Sede

No clima da campanha Agosto Lilás, prédios e espaços públicos da Serra receberam iluminação especial, que ficará durante todo o mês colorindo ruas e fachadas como uma forma de chamar atenção para o tema.

Dentre os pontos que receberam a iluminação especial estão a sede da Prefeitura da Serra, o prédio em que ficam localizadas as Secretarias Municipais de Politicas Públicas para Mulheres e de Direitos Humanos, o Hospital Materno Infantil, o novo prédio da Secretaria de Educação, e a Praça da Luz.

  • Vitória

Palestras em condomínios, Feira de Mulheres Empreendedoras, treinamentos e abordagens educativas em feiras livres. Essas são algumas das ações da campanha Agosto Lilás em Vitória.

Programação

Dia 8 – “Mulheres Seguras, Condomínio Cidadão”, às 19h30, no Colégio Salesiano (Rua Deputado Otaviano Rodrigues de Carvalho, 360, em Jardim Camburi).

Dias 8 e 9, das 9h às 17h, na Casa do Cidadão, Feira de Mulheres Empreendedoras. O tradicional espaço de venda de produtos artesanais, alimentos, vestuário, acessórios, decoração, perfumaria e estética vai integrar o Agosto Lilás. A feira é aberta ao público.

Dias 28 e 30, das 13h30 às 16h30, na Casa do Cidadão, treinamento para Faxineira e Diarista.

Maria da Penha Vai à Cidade – Em feiras livres da cidade, mulheres vão fazer abordagens com informações sobre a Lei Maria da Penha, os tipos de violências e a rede de atendimento especializado em Vitória, serviços onde a população pode buscar ajuda ou denunciar situações de violência doméstica e familiar. As ações ocorrem das 7h30 às 12h

Dia 9 – em Santo Antônio
Dia 11 – em Jardim Camburi
Dia 13 – Nova Palestina
Dia 16 – em Itararé
Dia 22 – no Bairro República
Dia 26 – Maria Ortiz
Dia 27 – Maruípe

  • Vila Velha

Em Vila Velha, o tema debatido no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). Os representantes das forças de segurança que atuam no município, das instituições do judiciário e das secretarias municipais participaram da reunião, que foi presidida pelo secretário de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes.

Foto: PMVV
  • Cariacica

Em alusão ao Agosto Lilás, a Secretaria da Mulher e Direitos Humanos de Cariacica realizará várias ações como forma de fortalecer o enfrentamento da violência contra mulheres no município.

Programação

08/08 – Visita técnica de orientação sobre o enfrentamento à violência doméstica
Horário: 10 horas
Local: Codepe
Endereço: Rodovia Governador Mario Covas, 3255, km 284. (Rodovia do Contorno)

14 a 18/08 – Ação com o Ônibus Rosa do TJ/ ES – Semana da Justiça pela Paz em Casa.
Horário: De 09 as 17 horas
Local: Ônibus Rosa do TJ/ ES
Endereço: Alameda da Criançada, s/n, Nova Brasília.

18/08 – Projeto Maria é Mais – Palestra na SIPAT da Distribuidora da Stanley
Horário: 08 horas
Local: Distribuidora da Stanley
Endereço: Rodovia Governador Mario Covas, 3255, km 284. (Rodovia do Contorno)

21/08 – Roda de Conversa com mulheres do Cras de Graúna.
Horário: 09 horas
Local: Cras de Graúna.
Endereço: Rua Geraldo Gonçalves, 452, Graúna.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -