O oitavo mês do ano é voltado para o “Agosto Lilás”. A campanha foi criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha, assinada no dia 7 de agosto e que este ano completa 17 anos. A lei foi elaborada para amparar as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial.
A campanha do “Agosto Lilás” tem como foco conscientizar a sociedade sobre o fim da violência contra a mulher e divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.
No Espírito Santo, de acordo com a Secretaria da Saúde (Sesa) foram 46.167 notificações de todos os tipos de violência, entre 2020 e 2022, segundo dados do Sistema Oficial para Notificação Compulsória de Doenças, Agravos e Eventos de Saúde Pública do Estado, o e-SUS Vigilância em Saúde (e-SUS VS). Desse total, 82,47% das vítimas são do sexo feminino.
A violência sexual foi o tipo notificado em 5.156 fichas nesse período, sendo que 58,6% das vítimas eram menores de 14 anos (de ambos os sexos) e 4.650 vítimas eram do sexo feminino (independente da idade).
Feminicídio
O número de feminicídio, o homicídio doloso praticado contra a mulher em razão da condição do sexo feminino, de acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), aumento em solo capixaba.
De janeiro a julho deste ano, 18 mulheres foram mortas. Um aumento de 18,6% se comparado com o mesmo período do ano passado, quando 15 casos de feminicídio foram confirmados.
Municípios promovem ação no “Agosto Lilás”
Serra
Na Serra, serão realizadas diversas atividades, como blitz educativa, palestras, lançamento de um teste virtual sobre violência e inauguração do novo Centro de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstico (CRAMVS). O prédio da Prefeitura também será iluminado na cor lilás.
“O Agosto Lilás é um momento de conscientização na busca pela superação do problema da violência de gênero. Aqui na Serra, além das ações de cunho educativo, iremos realizar entregas para a sociedade, como a inauguração do novo CRAMVS, a aula inaugural do mestrado para mulheres e o teste virtual ‘Conta comigo! Você não está Sozinha!’”, detalha a secretária de Políticas Públicas para Mulheres Lilian Mota.
Programação
Dia 7 – Blitz educativa e panfletagem em Laranjeiras, no cruzamento em frente ao Terminal de Laranjeiras. Horário: 8 horas
Dia 14 – Aula Inaugural de Curso de Mestrado em Computação no Ifes, Campus Serra. Horário: 19 horas
Dias 17 e 18 – Conta Comigo – mutirão de serviços para as mulheres no Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras. Horário: das 10 às 17 horas
Dia 25 – Seminário da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, no auditório do Centro Municipal da Juventude (cmj) de- Boa Vista (antigo CAI). Horário: das 8h30 às 17 horas
Dia 31 – Caminhada Agosto Lilás, em Serra Sede. Inauguração do CRAMVS, em Serra Sede
No clima da campanha Agosto Lilás, prédios e espaços públicos da Serra receberam iluminação especial, que ficará durante todo o mês colorindo ruas e fachadas como uma forma de chamar atenção para o tema.
Dentre os pontos que receberam a iluminação especial estão a sede da Prefeitura da Serra, o prédio em que ficam localizadas as Secretarias Municipais de Politicas Públicas para Mulheres e de Direitos Humanos, o Hospital Materno Infantil, o novo prédio da Secretaria de Educação, e a Praça da Luz.
Vitória
Palestras em condomínios, Feira de Mulheres Empreendedoras, treinamentos e abordagens educativas em feiras livres. Essas são algumas das ações da campanha Agosto Lilás em Vitória.
Programação
Dia 8 – “Mulheres Seguras, Condomínio Cidadão”, às 19h30, no Colégio Salesiano (Rua Deputado Otaviano Rodrigues de Carvalho, 360, em Jardim Camburi).
Dias 8 e 9, das 9h às 17h, na Casa do Cidadão, Feira de Mulheres Empreendedoras. O tradicional espaço de venda de produtos artesanais, alimentos, vestuário, acessórios, decoração, perfumaria e estética vai integrar o Agosto Lilás. A feira é aberta ao público.
Dias 28 e 30, das 13h30 às 16h30, na Casa do Cidadão, treinamento para Faxineira e Diarista.
Maria da Penha Vai à Cidade – Em feiras livres da cidade, mulheres vão fazer abordagens com informações sobre a Lei Maria da Penha, os tipos de violências e a rede de atendimento especializado em Vitória, serviços onde a população pode buscar ajuda ou denunciar situações de violência doméstica e familiar. As ações ocorrem das 7h30 às 12h
Dia 9 – em Santo Antônio
Dia 11 – em Jardim Camburi
Dia 13 – Nova Palestina
Dia 16 – em Itararé
Dia 22 – no Bairro República
Dia 26 – Maria Ortiz
Dia 27 – Maruípe
Vila Velha
Em Vila Velha, o tema debatido no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). Os representantes das forças de segurança que atuam no município, das instituições do judiciário e das secretarias municipais participaram da reunião, que foi presidida pelo secretário de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes.


- Cariacica
Em alusão ao Agosto Lilás, a Secretaria da Mulher e Direitos Humanos de Cariacica realizará várias ações como forma de fortalecer o enfrentamento da violência contra mulheres no município.
Programação
08/08 – Visita técnica de orientação sobre o enfrentamento à violência doméstica
Horário: 10 horas
Local: Codepe
Endereço: Rodovia Governador Mario Covas, 3255, km 284. (Rodovia do Contorno)
14 a 18/08 – Ação com o Ônibus Rosa do TJ/ ES – Semana da Justiça pela Paz em Casa.
Horário: De 09 as 17 horas
Local: Ônibus Rosa do TJ/ ES
Endereço: Alameda da Criançada, s/n, Nova Brasília.
18/08 – Projeto Maria é Mais – Palestra na SIPAT da Distribuidora da Stanley
Horário: 08 horas
Local: Distribuidora da Stanley
Endereço: Rodovia Governador Mario Covas, 3255, km 284. (Rodovia do Contorno)
21/08 – Roda de Conversa com mulheres do Cras de Graúna.
Horário: 09 horas
Local: Cras de Graúna.
Endereço: Rua Geraldo Gonçalves, 452, Graúna.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.