domingo, 28 de abril de 2024
28.3 C
Vitória

Idosos e tecnologia: a internet levando qualidade de vida na terceira idade

Marcar consultas, conferir horários de ônibus, conversar com familiares, buscar receitas e jogar jogos recreativos. Essas são algumas atividades realizadas no “mundo online” e os idosos têm encontrado cada vez mais representatividade e facilidades no mundo virtual. No entanto, o que para alguns são atividades simples, para outros nem tanto.

A aposentada Maria do Carmo, de 67 anos, moradora de Vila Velha, utiliza a internet para fazer praticamento todas as atividades diárias. Apesar de ter facilidade atualmente, o início da familiarização com as tecnologias foi bem lento:

“Eu nunca fui de usar muito a internet. Mas tenho que confessar, é uma facilidade e tanta, resolvo praticamente tudo no celular. Até exercícios físicos faço com aulas pelo celular. Como eu aprendi a usar? Com os netos (risos). Eles me ajudam bastantes”, conta a aposentada.

Por outro lado, o morador de Vitória e servidor público, Paulo Souza, de 61 anos, diz que literalmente “apanha” das tecnologias e que sempre recorre aos vizinhos e familiares para ajudar, principalmente, a marcar consulta: “Sou uma negação para qualquer coisa com o celular. Sei que ajuda muito, mas infelizmente não domino nada. Por sorte, tenho ajuda de muitas pessoas, então acaba sendo tranquilo”, disse.

Prefeituras auxiliam a população a se conectar 

  • Vitória

A Secretaria de Assistência Social, junto a Prefeitura Municipal de Vitória, informou que para ajudar e incluir os idosos no mundo digital, oficinas são ofertadas nos Centros de Convivência para Terceira Idade em Jardim da Penha, Centro e em Maria Ortiz.

A oficina de inclusão digital visa contribuir e auxiliar com atividades que envolvem celular e computador. A programação é para pessoas inseridas no Serviço de Convivência.

Na oficina, são dadas orientações para o uso do WhatsApp e aplicativos utilitários, como o Vitória Online, onde é possível fazer agendamentos para marcação de consultas, Cras e demais serviços da Prefeitura de Vitória.

  • Serra

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) informou que está em fase de planejamento de projeto de Inclusão Digital para Idosos, junto a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seicit).

As oficinas são voltadas aos usuários dos Centros de Convivência do Idoso (CCIs) e têm como objetivo a inclusão digital, visando descomplicar a realidade virtual a este público com a realização de atividades em módulos, que incluem: apresentação do mundo digital, segurança digital, funções do smartphone como salvar contatos, tirar fotos, uso de aplicativos de serviços de comunicação, pagamento de contas, transporte, entre outros.

O projeto-piloto será realizado no CCI de Porto Canoa e depois será desenvolvido nos outros oito Centros de Convivência do Idoso do município. A previsão é que as atividades se iniciem em agosto.

  • Cariacica

A Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria de Assistência Social, informou que o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) oferece serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, por meio da realização de oficinas, teatro, esporte, jogos, artesanato, dança e música, além de terapia ocupacional e atendimento psicossocial.

Informou, ainda, que estuda a implementação de um projeto em parceria com a Secretaria de Educação para realização de oficinas de capacitação de idosos no uso das novas tecnologias.

  • Vila Velha

A prefeitura de Vila Velha informou que o município não oferece oficina ou projetos de inclusão tecnologia para os idosos.

  • Viana

Não respondeu à demanda solicitada pela reportagem.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -