sábado, 25 de maio de 2024
26 C
Vitória

Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo emérito de Mariana, morre aos 81 anos

O arcebispo emérito de Mariana, em Minas Gerais, o capixaba Dom Geraldo Lyrio Rocha, morreu, na madrugada desta quarta-feira (26), aos 81 anos. O religioso sofreu uma queda, no último domingo (23), durante um retiro espiritual de padres, no Pará, Norte do País.

Na queda, Dom Geraldo fraturou o fêmur e precisou ficar internado em um hospital da região. Às 00h15 de hoje (26), ele não resistiu a uma parada cardiorrespiratória.

O velório de Dom Geraldo começou às 6h e às 8h foi realizada a missa de Corpo Presente, na Catedral de Altamira, no Pará. Agora, o corpo do padre será transportado de volta para Vitória e, em seguida, será levado para Mariana (MG), conforme desejo expresso pelo próprio arcebispo.

Atualmente, Dom Geraldo morava na Praia do Canto, em Vitória, e atendia pedidos de dioceses para palestras formativas e retiros.

Ele foi bispo auxiliar na Arquidiocese de Vitória, 1° bispo de Colatina, Arcebispo de Vitória da Conquista e Arcebispo de Mariana, onde se tornou emérito e foi presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) .

A Arquidiocese de Vitória publicou sobre Dom Geraldo; confira:

“A Arquidiocese de Vitória, nas pessoas de dom Dario Campos, arcebispo e dom Andherson Franklin Lustoza de Souza, bispo auxiliar, une-se em oração aos familiares e amigos de dom Geraldo sofrendo com a perda deste arcebispo que sempre manteve uma relação com sua arquidiocese de origem e participou dos momentos importantes de sua história.

Na certeza de que Deus acolhe dom Geraldo em seu Reino, rezemos por ele e por todos que sofrem com sua partida.

“Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vos teria dito. Vou preparar-vos lugar”. (Jo 14,1-2).”

Governador lamenta a morte

Nas redes sociais, o governador Renato Casagrande (PSB) manifestou pesar pela morte do arcebispo. Além disso, decretou luto de três dias no Estado.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -