O catador de caranguejo Márcio Araújo tem 47 anos e há 37 faz o percurso pelo Rio Santa Maria em busca dos crustáceos. Todos os dias, ele acorda bem cedo e, em um barco a motor nas proximidades do bairro Maria Ortiz, em Vitória, segue em direção à região de mangue às margens do percurso hídrico.
O caminho é cercado pela vegetação nativa de Mata Atlântica, encantando pela beleza e diversidade. Uma das bacias hidrográficas mais importantes do estado, o rio é responsável pelo abastecimento de água da região metropolitana, além de servir de sustento para pescadores e catadores, que fazem dos peixes e crustáceos pegos no local o ganha pão da semana.
Márcio, por exemplo, chega a catar 30 caranguejos por dia, hábito que se arrasta por gerações. A tradição, no entanto, tem perdido força entre os jovens, com o risco de desaparecer daqui a algum tempo na Grande Vitória.
A reportagem do MovNews foi acompanhar como é a rotina do catador, seguindo com ele em direção à Ilha da Bananeira, situada na Serra.
Confira a reportagem completa em vídeo.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.