Vinte e nove veículos foram removidos durante uma operação de trânsito entre a noite de sexta-feira (5) e madrugada deste sábado (6), em Vitória, que contou com agentes do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), Polícia Militar, Polícia Civil e da Guarda Municipal de Vitória. Foram realizadas 539 abordagens, com 195 autos de infração lavrados.
As blitze fazem parte das ações do Movimento Maio Amarelo, que este ano tem como tema “No trânsito, escolha a vida”.
De acordo com o Detran-ES, as equipes foram distribuídas nos pontos de fiscalização localizados em Jardim da Penha e na Praia do Canto. O órgão de trânsito informou que foram realizados 435 testes de alcoolemia (bafômetro), sendo constatados dois condutores dirigindo alcoolizados e 104 que se recusaram a ser submetidos ao teste.
O diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, avaliou a ação como positiva. “Essa união de forças com a atuação conjunta dos órgãos envolvidos mostra à população que estamos nas ruas realizando um trabalho de fiscalização e educação para corrigir os comportamentos no trânsito que ameaçam a vida das pessoas”, afirmou.
O major Flávio Cavatti, coordenador da operação pelo BPTran, reiterou a importância da ação conjunta na promoção de um trânsito mais seguro. “Operações dessa natureza aumentam exponencialmente as chances de resultados significativos, pois cada um, em sua esfera de competência, colabora para retirar das ruas, mesmo que momentaneamente, infratores que expõe vidas ao risco. Juntos, nós salvamos vidas, disse.
O gerente de Fiscalização do Detran|ES, Jederson Lobato, reforçou que a tolerância zero à direção sob efeito de álcool é um dos pilares da operação integrada. “Além de colocar em risco a vida do próprio condutor, dirigir alcoolizado ameaça a todos, já que a bebida reduz os reflexos e a capacidade de reação do motorista”, comentou.
Givaldo Vieira enfatizou ainda o tema da campanha do Maio Amarelo.”Esse tema (“No trânsito, escolha a vida”) nos leva a uma forte reflexão, pois escolhas individuais são responsáveis pelo coletivo. Beber e dirigir é uma escolha irresponsável e com consequências que podem ser terríveis e irreversíveis a muitas outras pessoas que nada tinham a ver com essa escolha inconsequente. Tais como, uma lesão grave, uma amputação de membro e até mesmo a morte”, pontuou.
Para o titular da Delegacia de Delitos de Trânsito, delegado Maurício Gonçalves, esta foi mais uma ação que termina exitosa. “Essas abordagens são fundamentais para que possamos reduzir o índice de veículos irregulares circulando pelas nossas vias. Infelizmente é comum abordarmos veículos que não deveriam estar circulando. Esses condutores colocam em risco a própria vida e de outras pessoas. Além disso, foram feitas duas prisões e acreditamos que conseguimos cumprir com o papel na operação de hoje”, afirmou.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.
Redação Mov News
Equipe de jornalismo do MovNews