Portões fechados e entradas bloqueadas. Foi assim que muitos alunos, professores e funcionários encontraram a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) na manhã desta terça-feira (30). Todos que chegam estão sendo impedidos de entrar por barreiras humanas e por barricadas montadas nas entradas do campus de Goiabeiras, em Vitória.
Erick Ferreira é estudante de engenharia mecânica. Ele acordou cedo e veio para a aula, mas não sabia que encontraria esse cenário.
“Estou tentando descobrir se vai ter aula ou não. Não sei se já tem alguém lá dentro, nem como está a situação. Acho que não vai ter aula. Hoje eu teria duas aulas de laboratórios imporportantes, com aula prática e relatórios. O cronograma é apertado e isso vai me prejudicar com certeza”, relatou.
Para a estudante de letras Keyla Ferreira, as entradas bloqueadas também são uma surpresa.
“Eu acompanho o movimento. Sei de tudo o que está acontecendo, sobre a manifestação de ontem, mas não sabia que eu não conseguiria entrar na Ufes hoje. Estou esperando alguma notícia para ver se vai ter ou não aula. Eu tinha uma entrega importante pra fazer, mas acredito que os professores vão analisar a situação e entender. Eu acho que diante da situação essa é uma atitude válida”, conclui.
A estudante de comunicação social, Iasmin Rodrigues explicou o motivo do protesto e dos bloqueios.
“Essa manifestação acontece por conta da precarização do restaurante universitário e ontem em uma manifestação pacífica por conta do aumento no valor da comida do RU em relação à qualidade que está muito inferior o reitor mandou fechar o restaurante. Em represália a essa decisão estamos aqui protestando. Não vamos sossegar enquanto não houver diálogo com a gente”.
Viaturas da Polícia Militar estão no local acompanhando a manifestação.
Após manifestação na Ufes, reitoria manda fechar restaurante universitário; confira
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.