Defensoria pede passe livre para acompanhante de pessoas com deficiência em cidade do ES

0
Foto: Defensoria Pública/Reprodução
Foto: Defensoria Pública/Reprodução

A Defensoria Pública do Espírito Santo, por meio do Núcleo de São Mateus, Norte do Estado, recomendou que a Viação São Gabriel garanta passe livre aos acompanhantes das pessoas com deficiência em São Mateus, conforme previsto em Lei Municipal 1.742/2019, também conhecida como Lei Arthur Pancieri Licinio.

A Instituição também oficiou a Prefeitura Municipal cobrando a fiscalização do cumprimento da norma. A concessão do benefício foi suspensa por uma decisão liminar revogada em agosto de 2021.

De acordo com a Instituição, as exigências da concessionária, como cadastro de um único acompanhante, impedem que as pessoas com deficiência exerçam plenamente os seus direitos. Com isso, a Defensoria recomenda que a empresa aceite, conforme prevê a Lei, a autorização de acompanhante no cartão da pessoa portadora de deficiência, para liberação do passe livre.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura de São Mateus, mas ainda não houve retorno. O texto será atualizado assim que houver uma resposta.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.

Emanuela Afonso
Emanuela Afonso

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui