Um criminoso de altíssima periculosidade foi preso durante uma operação policial no bairro Praia de Capuba, na Serra. Vinícius Leal dos Santos, de 24 anos, estava foragido e contra ele existiam dois mandados de prisão em aberto. Vinícius também figurava na lista dos mais procurados do município da Serra. A prisão aconteceu na última quinta-feira (04) e as informações foram divulgadas nesta terça-feira (9).
“Vinícius é um indivíduo de alta periculosidade, extremamente frio nos crimes em que pratica, causava temor na população e estava na lista dos mais procurados da Serra em 2023”, disse o chefe da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) Serra, delegado Rodrigo Sandi Mori.
No curso das investigações, a Polícia Civil constatou que Vinícius tem várias passagens por crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, receptação, homicídio e roubo.
De acordo com a PC, Vinícius é acusado ainda de ser o autor de uma tentativa de homicídio que aconteceu no dia 13 de abril de 2022, no bairro Diamantina, na Serra.
Relembre o caso
Na ocasião, o indivíduo e mais dois suspeitos, que também se encontram presos, invadiram uma residência de quatro andares, subiram até o quarto andar e renderam um casal, questionando sobre o dono de uma motocicleta que estava estacionada em frente ao prédio.
“Quando os criminosos tiveram a certeza de que a vítima estaria no terceiro andar da residência, Vinícius e mais um dos suspeitos desceram, enquanto o outro ficou com o casal rendido. No terceiro andar, quando Vinícius entrou no quarto e se deparou com a mulher da vítima deitada na cama, a vítima deitada em um colchão ao lado da cama e uma criança de 1 ano e 8 meses. O criminoso manda a vítima se levantar e esse, vendo que seria morta, tentou ir para cima do Vinícius, que efetuou três disparos de arma de fogo, sendo que dois acertaram a vítima”, explicou o chefe da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) Serra, delegado Rodrigo Sandi Mori.
Após o crime, os suspeitos fugiram do local. Já a vítima foi socorrida para um hospital, onde permaneceu por quase 1 mês internado e em coma, mas conseguiu sobreviver.
Morte ordenada pelo tráfico
Durante as investigações do caso, a polícia conseguiu identificar que no primeiro andar do prédio morava a irmã e o cunhado de Vinícius. De acordo com a PC, era comum o consumo de drogas e festas na residência, o que incomodava a vítima e a companheira.
O estopim do crime teria acontecido horas antes, quando a vítima se envolveu, mais uma vez, em uma discussão com o cunhado de Vinícius. Durante uma festa, a vítima teria pedido para o cunhado de Vinícius abaixar o som e parar de consumir drogas.
A vítima teria efetuado disparos para o alto, incomodando o tráfico do bairro, que teria ordenado a morte da vítima. De acordo com a PC, ele não tem envolvimento com o tráfico de drogas e também não tem passagem pela polícia.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.