Aos concurseiros de plantão, muito edital para acompanhar este ano! Com diversas oportunidades abertas para ingressar em uma carreira federal, chegou o momento de focar nos estudos para ir bem nos certames. Este é o caso dos alunos que estão estudando para o concurso da Petrobras, que encerram suas inscrições nesta sexta-feira (17).
Com salários que ultrapassam R$ 5 mil, o concurso está entre os mais visados entre os estudantes no momento. Com uma banca organizadora que assusta os candidatos, Helio Gustavo, um dos concorrentes, espera conseguir resolver as questões de Raciocínio Lógico, que vem dando trabalho durante os estudos.
“Eu estou estudando mais as questões específicas e de Raciocínio Lógico, não está sendo fácil, ainda mais por estar estudando sozinho. Mas eu espero ao menos conseguir resolver todas, a banca me coloca um pouco de medo por ser no estilo de anulação”, comentou o concurseiro.
Segundo Joyce Landeira, coordenadora do curso preparatório Domínio Concursos, o nível da prova da Petrobras está de médio para difícil: “O modelo dela é de certo ou errado, cada questão marcada incorretamente, anula uma correta e eleva a chance de erro a 50%, este modelo é da banca Cebraspe. As características desta banca é cobrar questões que necessitam de mais argumentação”.
Joyce explica que o candidato precisa ter uma capacidade interpretativa para conseguir aplicar a teoria na prática e que a prova é interdisciplinar – sem separação e identificação de conteúdo, são todas as disciplinas juntas.
Gramática para a banca Cebraspe, da Petrobras
O professor de Português Clarindo Vale, do curso Domínio, explica como as questões de Língua Portuguesa são cobradas pela banca: “A banca é toda contextualizada, tudo é cobrado dentro do texto colocado na prova. Eles gostam muito de cobrar, por exemplo, a justificativa da acentuação gráfica em algumas palavras. Outra prática comum dessa banca é propor reescrita de trechos afirmando que não haverá prejuízo para a clareza dele e sem infração da norma culta”.
O professor ainda listou alguns conteúdos que mais aparecem nas provas elaboradas pela banca organizadora:
- “Na parte dos pronomes, cobram principalmente a referência deles, ou seja, a qual palavra do texto eles estão se referindo. Cobra bastante também os pronomes relativos e o emprego deles associado à regência”.
- “Já os pronomes demonstrativos são cobrados, principalmente, no emprego anafórico (quando são utilizados para fazer referência ao que já foi dito no texto)”.
- “Na parte de verbos, cobram o reconhecimento dos tempos e modos verbais e as vozes verbais (ativa, passiva, reflexiva)”.
- “Já as conjunções são cobradas propondo-se a substituição delas por outras mantendo o mesmo sentido e a mesma classificação gramatical”.
- “Em sintaxe, cobram, principalmente, a diferença entre o sujeito paciente e o sujeito indeterminado por meio do reconhecimento e da classificação do pronome ‘se'”.
- “A crase é cobrada, principalmente, associada à regência da palavra anterior, justificando o emprego dela por esse motivo”.
- “Com relação à pontuação, o principal sinal de pontuação cobrado é a vírgula e a justificativa gramatical no emprego dela”.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.