Ao contrário do que foi anunciado em novembro do ano passado pelo governo do Espírito Santo, a inauguração do novo Aquaviário deve acontecer somente em abril. A prorrogação da data, que seria para março deste ano, se deve ao fato de que duas estações ainda estão em obras e dois barcos ainda não chegaram.
A estação de Porto Santana, em Cariacica, é a única pronta até o momento. Já sobre os barcos, apenas o primeiro está finalizado. Os outros dois ainda não estão prontos. Eles virão de Porto Seguro, na Bahia. Um deles deve chega em março e o outro entre abril e maio.
Em Vitória, na estação da Praça do Papa, na Enseada do Suá, falta a passarela que liga o local onde ficam os passageiros até os barcos. Já na Prainha, em Vila Velha, houve um atraso devido a uma negociação com pescadores da região.
Como vai funcionar?
O Sistema Aquaviário operou na Grande Vitória até a década de 1990, quando foi desativado. Inicialmente, está prevista a operação com quatro estações para embarque e desembarque: Prainha (em Vila Velha), Enseada do Suá e Rodoviária (em Vitória) e Porto de Santana (em Cariacica).
O trajeto a ser feito por cada um dos barcos inclui quatro pontos: Prainha, em Vila Velha, Praça do Papa e Rodoviária, em Vitória, e Porto de Santana, em Cariacica.
A tarifa do novo Aquaviário será a mesma do Transcol. Contudo, a operação será integrada a operação das linhas dos ônibus. Dessa forma, quem iniciar a viagem em uma linha do Transcol e for concluir o trajeto com o Aquaviário (ou vice-versa), pagará a tarifa somente no primeiro embarque.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.