As obras de ampliação da Terceira Ponte deram mais um passo. Na noite dessa quarta-feira (1º), começaram as demolições das atuais barreiras de proteção da estrutura. A retirada das muretas fará com que a ponte passe a ter seis faixas destinadas aos veículos. O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve presente com o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.
“Vim acompanhar o início do deslocamento desta proteção lateral, que será retirada em definitivo daqui uns dias quando a nova proteção estiver pronta. Muito em breve, a ponte vai contar com uma nova faixa lateral com três metros de largura em cada sentido. Vamos assim ampliar a capacidade da Terceira Ponte. Da mesma forma, a Ciclovia da Vida está praticamente concluída. Esperamos em até dois meses concluir toda a obra e entregar mais esse importante avanço para a população capixaba”, disse Casagrande.
A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) informou que o serviço vai exigir uma intervenção na via, em que será delimitado por cones uma área da faixa da direita por toda a extensão da ponte no sentido Vitória para Vila Velha. Após toda a retirada das muretas, a mesma intervenção será feita no sentido contrário – Vila Velha / Vitória.
Fábio Damasceno lembrou que, com a ampliação, haverá uma faixa exclusiva para ônibus. “A maioria da população que cruza a ponte usa o transporte público. Isso trará mais um benefício para a população”, destacou.
De acordo com a Semobi, R$ 127 milhões estão sendo investidos nas obras de ampliação da Terceira Ponte. No final de setembro de 2022, a ciclovia no sentido Vitória a Vila Velha foi concluída. Já em outubro, o lado Vila Velha a Vitória também foi entregue.
As obras também vão contemplar o acesso para ciclistas e motoristas; barreiras metálicas de proteção para evitar suicídios; e um mirante nos dois lados da ciclovia – um com vista para a baía de Vitória e outro com vista para Camburí.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.