Falta de banheiros e água potável: TCE aponta irregularidades em escolas públicas do ES

0
Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo - Foto: Divulgação/TCE-ES

O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) identificou irregularidades em escolas públicas tanto municipais quanto estaduais. De acordo com o relatório, foram analisadas 2.598 escolas e apontadas alterações nas áreas de gestão e infraestrutura. 

Segundo o TCE, em 41 unidades de educação, os banheiros ficam fora das escolas. Três dessas unidades ficam no município da Serra. Além disso, o órgão constatou que 650 escolas não têm água potável, 38% não têm rede de esgoto e mais de 57% não possuem extintor de incêndio.

Conforme o levantamento, há vagas que não são preenchidas por Estado e municípios em diferentes etapas da educação. Neste caso, o Tribunal de Contas propõe que seja realizado um reordenamento de vagas em comum acordo entre os poderes.

Após concluir o relatório, o Tribunal de Contas propôs um termo de ajustamento de gestão (TAG), para que as irregularidades sejam sanadas. O governo do Estado e 75 municípios já aceitaram a proposta. Porém, três cidades não vão aderir ao acordo: São Gabriel da Palha, Pinheiros e Nova Venécia.

Os municípios que assinarem o termo terão um tempo para adequação das medidas, que vai variar de acordo com a necessidade da administração.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.

Avatar
Eduardo Alencar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui