Casagrande participa de teste do novo Aquaviário; atividades devem começar em maio

0
Da esquerda para a direita: Arnaldinho Borgo, Renato Casagrande, Lorenzo Pazolini e Alexsander Moreira dos Anjos - Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), participou, na manhã desta quarta-feira (15), do teste da embarcação do novo Aquaviário. A comitiva saiu da Capitania dos Portos, em Vitória, e seguiu pela Baía de Vitória até a estação de Porto de Santana, em Cariacica.

O sistema terá outras duas estações: Praça do Papa, na Capital, e Prainha, em Vila Velha. Ambas estão em obras para a construção dos pontos de embarque e desembarque de passageiros. De acordo com o governo, a previsão é que as atividades sejam iniciadas até maio.

O modelo de embarcação tem capacidade para 98 passageiros e dois tripulantes, e está equipado com ar-condicionado, banheiro, espaço para bicicletas, acessibilidade e wi-fi a bordo. A implantação do novo modal é uma das prioridades do Governo do Estado na área da mobilidade. O Sistema Aquaviário operou na Grande Vitória até a década de 1990, quando foi desativado.

“O Aquaviário é uma forma de mobilidade mais ágil e eficiente, mesmo não transportando tantas pessoas ao mesmo tempo. Além disso, a experiência de viajar de barco é única e proporciona uma vista privilegiada da nossa Baía de Vitória, que é linda. Com a integração com outros modais de transporte, como ciclovias e ônibus, o Sistema Transcol se torna ainda mais completo e acessível para todos. Estamos muito animados com esse teste e, em maio, iniciamos a operação do Aquaviário, algo tão sonhado pela população capixaba”, afirmou Casagrande.

Embarcação que fará o transporte de passageiros do novo Aquaviário – Foto: Hélio Filho/Secom

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, explicou que o novo sistema contará com três embarcações que vão atender as três estações (Praça do Papa, Prainha e Porto de Santana).

“Nós estamos muito felizes com esse evento, que é mais um passo que nos aproxima do início das atividades do Aquaviário. O usuário que utilizar esse serviço irá pagar apenas uma tarifa, pois ele irá funcionar de forma integrada ao Sistema Transcol, por meio do CartãoGV.  Será mais uma opção para o deslocamento da população com conforto e segurança, além do atrativo turístico”, pontuou.

A comitiva teve a presença dos prefeitos de Vitória, Lorenzo Pazolini, e de Vila Velha, Arnaldinho Borgo; o capitão de Mar e Guerra, Alexsander Moreira dos Anjos, além de secretários de Estado e outras autoridades.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.

Avatar
Eduardo Alencar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui