Uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas, mas menos de 2% dos brasileiros fazem a doação. E mesmo após o Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia (Hemoes), em Vitória, registrar um aumento de doações de sangue durante o período de Carnaval, o hemocentro já está com baixa nos estoques novamente.
A médica Belisa Sossai, do Hemoes de Vitória, alerta para a baixa nos estoque e explica quem pode doar. “Estamos trabalhando com estoque crítico, abaixo do ideal para conseguir suprir a necessidade de toda a rede pública. Por isso faço apelo para as pessoas doarem sangue. Homens podem fazer a doação até quatro vezes por ano, com intervalo de 60 dias. Já as mulheres podem fazer até três doações anuais, com intervalo de 90 dias”, destaca.
De acordo com Belissa, o estado conta com cinco locais de doação de sangue, além de uma unidade móvel. Esses estoques abastecem todos os hospitais públicos do Espírito Santo.
Belisa explica também que os protocolos de doação são especialmente rigorosos, já que os pacientes que vão receber esses componentes do sangue são aqueles que vão fazer grandes cirurgias ou tratamento de doenças como câncer, doenças crônicas ou aqueles que estão em tratamento e precisam de transfusão de sangue.
“Um dos passos antes da doação é triagem clínica, na qual um profissional da saúde fará uma entrevista sobre o estado de saúde e as condições gerais da vida do doador, evitando algum tipo de infecção por meio da janela imunológica (período entre a contaminação da pessoa por um determinado agente infeccioso e a detecção nos exames laboratoriais)”.
Doador pela quinta vez, Jocimar Lopes, 47 anos, doa sangue todo ano. “Faço a doação, pelo menos, uma vez ao ano. Hoje, como estava passando perto do Hemoes, me lembrei que poderia doar sangue a ajudar a salvar vidas”.
Já Cristina Paula de Aguiar, de 40 anos, doadora há mais de 15 anos, está incentivando amigos e familiares a se tornarem doadores também. “Eu acho importante porque é um ato tão simples e as pessoas precisam tanto de ajudar. É satisfatório saber que estou contribuindo para a vida de alguém”, disse.
Unidade móvel
Para atender às diversas solicitações em todo Estado, especialmente em cidades onde não há locais para realizar doação de sangue, e aumentar o número de doadores, o Hemoes possui uma agenda de programações para realização de coletas externas realizadas com a unidade móvel.
O projeto visa levar o ônibus do Hemoes aos diversos municípios capixabas, em empresas e comunidades, e mostrar como é fácil, simples e seguro realizar a doação e salvar vidas.
O cronograma de pode ser conferidas em: https://hemoes.es.gov.br/
Saiba mais:
Para doar é preciso:
- Ter idade entre 16 e 69 anos (jovens com 16 e 17 anos precisam de autorização formal dos pais ou responsáveis legais)
- Pesar mais de 50 kg
- Estar em boas condições de saúde
- Não estar em jejum (é recomendado refeições leves e alimentos pouco gordurosos no dia da doação)
- Aumentar a ingestão de líquidos no dia da doação
- Não consumir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação
- Levar documento oficial com foto
Onde doar:
- Hemoes de Vitória: Avenida Marechal Campos, 1468, Maruípe – aberto todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h.
- Unidade de Coleta da Serra: Av. Eudes Scherrer de Souza, S/N, Laranjeiras (anexo Hospital Dório Silva) – aberto de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h20 e de 13h às 16h.
- Hemoes de Colatina: Rua Cassiano Castelo, S/N, Centro (em frente ao Hospital Silvio Avidos) – aberto de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h.
- Hemoes de Linhares: Avenida João Felipe Calmon, 1305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce) – aberto de segunda à sexta-feira, das 7h às 12h e de 13h às 16h.
- Hemoes de São Mateus: Avenida Othovarino Duarte Santos, km 02, S/N, Residencial Park Washington (ao lado do Hospital Dr. Roberto Silvares) – aberto de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.