A feira de alimentação e entretenimento que acontece tradicionalmente aos domingos, na Praça dos Namorados, em Vitória, vem causando transtorno para os moradores da região. Isso porque um dos pontos de lazer da Grande Vitória amanhece cheio de lixo. Um registro foi feito nesta segunda-feira (16), onde é possível identificar a quantidade de descarte indevido.
A imagem contém copos plásticos, embalagens e resto de alimentos. Além disso, animais aproveitam para consumir o lixo e traz mais uma insegurança para os moradores da Praia do Canto.
Wilhas Miguel, morador da região há mais de 11 anos, diz que após a feira de cultura e alimentação que ocorre no fim de semana, a praça sempre amanhece suja. Segundo ele, o fato acontece com frequência e tem irritado a população.
“Essa sujeira é um dos pontos. Por parte do ambulantes, existe o descarte irregular de óleo das frituras. Às vezes é jogado no chão da praça ou descartado de forma irregular na rede pluvial da prefeitura”, disse Wilhas.
Ainda segundo o morador, além do desrespeito que sente, a insegurança de caminhar no local o acompanha, isso porque existe também grande quantidade de moradores em situação de rua na região.
O que diz a Prefeitura?
A Prefeitura de Vitória foi procurada e respondeu, por meio de nota, que instalou 25 papeleiras de aço na Praça dos Namorados, de forma a contribuir com o descarte correto dos resíduos após a feira que acontece tradicionalmente no local aos finais de semana.
“Ressalta que as equipes realizam a limpeza da praça diariamente, a partir das 6h30. Pondera, ainda, que realiza a coleta no local diariamente. A Central pede a compreensão dos expositores e dos frequentadores do local para que realizem o descarte correto do lixo”.
Respondeu ainda sobre o descarte de óleo no local indevido, confira:
“A Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), que é a pasta que gerencia o Programa Artes na Praça, já fez recomendação aos expositores acerca do descarte de óleo e fará uma nova orientação aos mesmos”.
Acerca das pessoas em situação de rua:
“A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) informa que o atendimento inicial a pessoas em situação de rua é feito pelo Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas). Ele atua por meio de equipes de abordagem que contam com assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais para atender as pessoas em situação de rua. O trabalho atende todas as regiões de Vitória, inclusive, na região da Praia do Canto.
A rede socioassistencial também oferta o Centro de Acolhimento, inaugurado nesta gestão, Abrigos, Casa Lar e Hospedagem Noturna. Oferece, ainda, o Consultório na Rua, com atendimentos básicos de saúde nos locais onde essas pessoas vivem”, informaram na nota.
Com supervisão de Leonardo Sales.
Ao meu ver isto é até de menos, qdo comparado com moradores de rua (usuários de crack), que está cada vez maior. Se as autoridades não tomar atitudes, não só monitorar, ficará cada vez pior. O número de roubos e arrombamentos na região está ocorrendo com mais frequência, por conta destes usuários.