O homem que atirou dentro do banheiro de um restaurante, em um shopping de Vila Velha, passou por audiência de custódia e teve a prisão preventiva decretada, neste domingo (29). Eduardo Barcellos de Almeida, de 40 anos, foi preso em flagrante na noite de sábado (28) após causar pânico em todos que estavam no estabelecimento.
De acordo com a decisão da juíza Cristiania Lavinia Mayer, disponível no site do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), se Eduardo estiver solto, há risco de novos episódios semelhantes e de o andamento do processo ser prejudicado. A magistrada destacou que “o acusado possui diversos registros (criminais), inclusive com guia de execução criminal”.
Segundo o documento, durante a abordagem, o homem “estava visivelmente alterado, se recusando a acatar as ordens da guarnição, resistindo ativamente à detenção, desferindo chutes em direção aos policiais”.
O auto de prisão em flagrante traz a informação de que os policiais militares pediram para que o autor saísse do banheiro com as mãos para o alto. Após a recusa, a polícia utilizou spray de pimenta. Na sequência, “o indivíduo lançou um revólver calibre 32 com cinco munições deflagradas, se retirando com as mãos para o alto”.
“De acordo com o autuado, que se apresentava bastante desorientado, os disparos foram realizados para chamar a atenção dos seguranças, pois, segundo ele, estava sendo perseguido”, diz o texto. A PM encontrou na pochete utilizada por Eduardo uma pedra de crack e um pino de cocaína.
A Polícia Civil informou que Eduardo Barcellos de Almeida foi autuado em flagrante pelos crimes de disparo de arma de fogo, resistência à ação policial e posse de drogas para consumo próprio. De acordo com a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus), o detido foi encaminhado ao Centro de Triagem de Viana e permanece no local até este domingo.
O restaurante Outback Steakhouse informou, por nota, que lamenta o episódio e afirmou repudiar qualquer ato de violência. O estabelecimento também garantiu que “houve rápida ação para preservação da vida de clientes e funcionários, e que a Polícia Militar foi acionada e agiu com agilidade para solução do ocorrido”. Não houve feridos e o restaurante funciona normalmente”.
Já o Shopping Vila Velha, também por nota, lamentou o incidente e informou que acionou as equipes de segurança. “Estamos colaborando com as autoridades para apuração dessa ocorrência e prezamos pela segurança de lojistas, funcionários e clientes”, declarou.
A reportagem do MovNews não conseguiu contato com a defesa de Eduardo.