Feminicídio: mortes violentas de mulheres têm queda significativa no Espírito Santo

0
Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil

O balanço dos dados relativos à casos de feminicídio na Grande Vitória reduziu 33%, passando de 15 mortes registradas em 2021 para 10 óbitos em 2022. O resultado é o segundo melhor desde 2016.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo (Sesp), o município da Serra foi o que encerrou o ano de 2022 sem registros de feminicídios. Já nas outras cidades da Grande Vitória, a situação foi bem diferente. Foram contabilizados três casos na capital capixaba, dois em Viana, dois em Cariacica, dois em Vila Velha e um feminicídio em Guarapari.

Ao todo foram registrados 39 mortes violentas de mulheres em 2022, entre elas, 10 feminicídios. A cidade de Vila Velha aparece liderando o ranking com 15 casos, seguido por Serra (10), Vitória (6), Cariacica (6), Guarapari (1) e Viana (1).

Foto: Reprodução / PCES

O balanço apresentado mostra que entre as supostas motivações dos crimes contra mulheres, 46% dos casos apresentam ligação com entorpecentes, 10% relações interpessoais, 16% conflito familiar e 23% sem qualquer motivação. Em relação ao tipo de arma utilizada nos crimes, a arma de fogo foi utilizada 27 vezes dos 39 casos apontados, seguida de arma branca, com 8 registros.

As vítimas são de faixa etária variadas, sendo 14 delas com idade entre 25 e 34 anos. O levantamento aponta ainda que 18 vítimas são pardas, 13 são pretas e 8 são brancas. A maior incidência dos crimes ocorreu em via pública e o dia da semana em que mais aconteceram os fatos foi no domingo, seguidos de quintas-feiras e sextas-feiras.

Homicídio e Feminicídio, qual a diferença?

Os dois termos fazem referência a crimes contra a vida. O homicídio, previsto no Artigo 121 do Código Penal, é definido como a conduta de matar alguém. O feminicídio é uma qualificadora do homicídio, instituído por meio da Lei 13.104/15 e se enquadra quando o homicídio contra a mulher é praticado pelo fato de ela ser mulher, seja por misoginia, discriminação de gênero ou ainda por fatores que envolvem violência sexual ou decorrem de violência doméstica.

Avatar
Wellington Anholetti

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui