Insuficiência Renal Crônica: entenda sobre uma doença silenciosa

0
Foto: reprodução.

Cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de disfunção renal. Esse é um dado da Sociedade Brasileira de Nefrologia que deixa em alerta a importância de realizar exames de prevenção para conter a doença.

De acordo com o nefrologista do Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV), Dr. Hélio Cyrino, a doença é silenciosa em 80% dos casos.

“O maior perigo dessa doença é a falta de sintomas durante um longo período. Por isso é tão importante manter em dia os exames de urina e de sangue”, explica o médico.

A doença renal crônica (DRC) acontece quando os rins começam a perder as funções de maneira lenta, progressiva e irreversível. Pode acometer os jovens, adultos, idosos e é mais comum em pessoas que são diabéticas, hipertensas, fumantes e obesas.

“Apesar de ser uma doença assintomática, aqui no hospital tivemos um caso de uma jovem de 25 anos que descobriu a DRC a partir do diagnóstico de pedra nos rins e que teve que começar a tratamento imediatamente. Quando é diagnosticada no estágio inicial, é possível controlar o avanço da doença ou até mesmo já entrar para fila de transplante renal”, destaca o nefrologista.

O tratamento para a DRC depende do estágio da doença no organismo do indivíduo. Mas vale ressaltar algumas práticas para evitar a insuficiência renal crônica.

“Praticar o exercício físico, evitar o excesso de sal e gordura, não fumar, não beber e evitar o uso de anti-inflamatórios não hormonais já ajuda bastante a proteger a saúde do rim”, alerta Hélio Cyrino.

Desde a década de 70, o Hospital Evangélico de Vila Velha oferece o serviço de Nefrologia. O HEVV tem uma estrutura ampla e uma equipe completa e qualificada para atender desde o paciente pré-dialítico até o pós-transplante.

Avatar
Redação Mov News

Equipe de jornalismo do MovNews

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui