A tarde desta terça-feira (8) começou com um sargento da reserva da Polícia Militar gravemente ferido durante um assalto em Riviera da Barra, Vila Velha. Além de balearem o policial, os bandidos fugiram com o carro e a arma do militar.
A audácia dos criminosos impressiona e, só este ano, além do sargento que está hospitalizado, outros quatro militares perderam a vida devido a ações criminosas na Grande Vitória.
Serra
O primeiro caso foi o do policial militar Fernando da Cruz Comper, baleado em frente a um supermercado, em Nova Carapina 2, na Serra, no dia 9 de fevereiro. Ele morreu alguns dias depois, no hospital.
Na ocasião, uma câmera de segurança flagrou o momento em que dois suspeitos chegam e atiram contra a vítima, que estava parada na esquina. Em seguida, eles fogem. A polícia conseguiu elucidar o caso e prendeu, no mês de julho, todos os cinco suspeitos de participação no homicídio.
Vitória
O segundo caso também aconteceu em fevereiro, no bairro Joana D’arc, Vitória, quando o sargento da Polícia Militar, Marco Romania, morreu após ser baleado em um bar na noite do dia 16.
O militar chegou a ser socorrido, mas morreu no local. Marco Romania estava no bar quando indivíduos tentaram assaltar o estabelecimento e dispararam contra ele. Quatro suspeitos de participação no crime foram presos.
Cariacica
O caso mais recente foi a morte a tiros de dois soldados: Bruno Mayer, de 30 anos, e Paulo Eduardo Celini, de 29, após uma perseguição que começou na Rodovia Leste-Oeste e terminou no bairro Santa Bárbara, em Cariacica, na madrugada do dia 16 de outubro.
Quatro suspeitos de realizarem a emboscada que vitimou os militares foram presos no mesmo dia.
A secretaria de Estado e Segurança Pública (Sesp), respondeu por meio de nota que segue na missão de promover a paz social e dar estrutura para que as instituições da Segurança Pública possam exercer o trabalho da melhor forma possível.