ES tem mais de 5 mil carros roubados ou furtados em apenas 8 meses

0
Foto: divulgação/GOVES

Recentemente, Letícia dos Santos, de 29 anos, viveu um momento que está difícil de esquecer. Era noite de uma quinta-feira. Ela estacionou o carro em frente a um restaurante de comida japonesa localizado na Praia da Costa, em Vila Velha. Ao voltar para o veículo foi surpreendida por dois assaltantes.

Armados, eles ameaçaram a jovem, obrigaram que ela entrasse no automóvel e seguiram em direção a Barra do Jucu. No caminho, desesperada, ela abriu a porta e pulou do carro em movimento. “Eu fiquei apavorada. Minha cabeça ficou a mil. Quando vi pessoas na rua, que poderiam me ajudar, eu não pensei duas vezes. Me joguei”, lembrou a vítima.

Ela procurou a polícia e registrou ocorrência. Porém, o veículo não foi encontrado e ela nunca teve notícias de criminosos detidos. Para Letícia, ela foi apenas mais uma vítima.

Os números reforçam o sentimento da jovem. Somente este ano, de 1º de janeiro a 31 de agosto, 5.088 veículos foram roubados ou furtados no Espírito Santo. Número bem parecido com o registrado no mesmo período do ano passado, quando 5.274 ocorrências foram confeccionadas. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp).
Ainda de acordo com a Sesp, o município com o maior número de crimes desta natureza é Serra. Os noticiários retratam diariamente essa realidade. No dia 14 de setembro um motorista de aplicativo, de 44 anos, teve o carro roubado em Morada de Laranjeiras. O veículo havia sido comprado há apenas quatro meses para auxiliar na renda da família.

No dia 1º de setembro, homens armados roubaram o carro alugado do funcionário de uma empresa do bairro Alterosas, na Serra. Além do veículo os bandidos levaram o computador e o celular da vítima.

Especialista dá dicas para prevenir assaltos

  • Nada de namorar no carro;
  • Evite estacionar em locais desertos e escuros;
  • Se for abordado por um flanelinha, não diga a ele quanto tempo ficará no local;
  • Ao parar próximo a cruzamentos, no sinal vermelho, dê maior distância do carro à sua frente e fique atento a movimentos suspeitos ao seu redor;
  • Evite portar documentos importantes e só leve cartões de crédito se for muito necessário;
  • Nunca deixe bolsas, computadores e celulares nos bancos do carro, pois é um convite para bandidos.

Secretária Estadual de Segurança Pública
Entramos em contato com a Secretaria Estadual de Segurança Pública para saber sobre as prisões e as ações realizadas pelas polícias do Espírito Santo. No entanto, a Sesp não deu retorno em nenhum dos contatos feitos pela equipe até a publicação desta matéria. O texto será atualizado quando tiver retorno.

 

Avatar
Patricia Battestin

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui