quarta-feira, 10 de agosto de 2022
24.4 C
Vitória

Vida de delegado: “Criminosos já ofereceram R$ 200 mil pela minha cabeça”

A função de um delegado vai além de cuidar de uma delegacia. É ele quem conduz investigações, media conflitos, abre inquéritos, coordena equipes. Toda delegacia de polícia civil deve ter um delegado responsável. É uma profissão cobiçada por muitas pessoas, principalmente quem já tem aquele gosto pela segurança pública e estudantes de Direito que entram na faculdade com esta finalidade.

Estabilidade profissional, investigar crimes, cuidar de vários policiais, pode ser o sonho de muita gente, mas a realidade da vida de um delegado extrapola a vida na delegacia. Muitos profissionais abrem mão do lazer, do passeio com a família, de festas, por conta de uma série de fatores, inclusive ameaças.

Rodrigo Sandi Mori é o delegado mais temido entre os criminosos na Serra. À frente da delegacia de homicídios do município há seis anos, tem dado trabalho para quem insiste em cometer crimes contra a vida. Por conta do trabalho, soma uma série de ameaças que recebe constantemente.

 

Uma ameaça a cada 15 dias

“Eu recebo ameaça constantemente, através da secretária de segurança pública. A cada 15 dias tem ameaça nova. A última ameaça que recebi, os criminosos estavam oferecendo 200 mil pela minha cabeça”. Este é o depoimento do delegado Rodrigo Sandi Mori, que soma uma série de ameaças contra a vida dele.

“Se eu recebo ameaça significa que o trabalho está sendo bem feito. Em seis anos prendemos mais de 700 homicidas. São mais de 130 por ano. É um trabalho que incomoda”. Desestruturamos várias facções criminosas não só no município da Serra”, explica o delegado.

Uma das ameaças veio com pichações. Um criminoso de Central Carapina ameaçou de morte o delegado. Momento depois, foi preso e obrigado a apagar as ameaças.

Ele ainda explica que para o cargo que ocupa, deve abrir mão de uma série de coisas pessoais. “Eu sou um cara precavido, frequento poucos lugares, dia de semana eu trabalho muito, cada dia eu faço um caminho diferente, gosto muito de praia, não sou da noite. Qualquer lugar que eu vou, fico muito atento”, destaca Sandi Mori.

“Eu frequentava um bar em Jardim da Penha. Recentemente prendi um criminoso, um dois mais perigosos da Serra. O cara olha para mim e fala: Você frequenta um barzinho em Jardim da Penha. O garçom que trabalha lá é amigo meu. Aí você vê, a gente não tem peito de aço. Tem que estar precavido”, finaliza.

Todo este receio não é para menos. A Serra já foi considerada uma das cidades mais violentas do Brasil quando Sandi Mori assumiu a delegacia. E de lá para cá só somou bons resultados. Prendeu criminoso até em Alagoas.

Delegado vai longe para prender envolvido em assassinato

Um suspeito de envolvimento em um assassinato na Serra. O crime foi cometido por duas pessoas. Um dos suspeitos foi preso em Vitória. Já o outro foi pra longe. Fugiu para vários estados do nordeste. Passou por Bahia, Pernambuco, Paraíba, até ser preso em Alagoas. Enquanto estava foragido, chegou a fazer um vídeo debochando de Sandi Mori. (Veja vídeo)

Com a ajuda de policiais de Sergipe, conseguiu prender o suspeito. Ele teria executado um mecânico na frente da esposa e não era o alvo dos criminosos. Acabou morrendo por engano. “Nosso trabalho vai além de elucidar o crime. É também dar respostas para a família da vítima”, disse o delegado.

Trabalho que vale a pena

O trabalho do delegado é fundamental na manutenção da ordem da sociedade. Requer empenho, dedicação e empatia. Cada dia uma nova situação, mas pra quem está há anos nesta função, garante que vale a pena.

“Gosto do que faço. Depois que bebi da água do homicídio, nunca mais quis outra coisa minha vida. Vale a pena!”, garante.

- Publicidade -

2 COMENTÁRIOS

  1. Tenho horgulho do delegado sandmoura caiu na rede dele já era minha irmã era fã dele dizia antes de morre queria conhecer pessoalmente mas tem 10 mês ela partiu com cause 70 anos mas faz um bom trabalho a serra agradece por você ter cuidado com cidadão de bem parabéns que Deus lhe proteja sempre

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -