quinta-feira, 28 de março de 2024
27.2 C
Vitória

Procissão marítima de São Pedro volta acontecer neste domingo

A retomada da procissão marítima de São Pedro, em homenagem ao santo padroeiro dos pescadores, será realizada neste domingo (3), em Vitória. O percurso marítimo está marcado para sair da Praça do Papa em direção à Ilha do Príncipe. Após dois anos sem ser realizada em decorrência da pandemia de Covid-19, o evento chega à sua 94ª edição.

Antecedendo a procissão, uma missa, ministrada pelo Bispo Dom Dario, na igreja católica de São Pedro, na Praia do Suá, está marcada para começar às 8 horas. Logo após, os participantes vão para suas embarcações, dando início à procissão marítima.

O ponto alto da procissão é a Bênção do Anzol, realizada com os barcos em alto mar, quando é abençoado o anzol do pescador mais antigo de Vitória. Esse ato é realizado para pedir ao santo mais pescas durante o ano vigente e para o ano seguinte.

A expectativa para este ano é que o número de embarcações ultrapasse o da última procissão, realizada em 2019, que contou com aproximadamente 147 veículos marítimos.

A tradição da Procissão Marítima teve início em 1928, na mesma época em que começou a ser realizada a Festa de São Pedro. Para os pescadores, o evento é uma demonstração de fé e um momento de agradecer ao santo padroeiro. A procissão é acompanhada também em terra, pela população.

Programação

  • 08h – Missa com Dom Dario, seguida de caminhada com a imagem de São Pedro até o Cais dos Pescadores para a Procissão Marítima;
  • 10h – Procissão Marítima.
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -