O que não pode faltar em uma tradicional Festa Julina? Música, quadrilha, bandeirinhas, brincadeiras e fartura dos quitutes. Mas, depois que a festa termina, vem a pergunta: será que ganhei alguns quilinhos?
Sabemos o quanto é difícil resistir a um delicioso caldo de feijão, uma espiga de milho cozida e quem sabe um delicioso espetinho de frango. E de sobremesa, quem resiste a uma canjica quentinha ou uma saborosa paçoca ou pé de moleque?
Como uma boa nordestina, a profissional de Relações Públicas Veruska Pinheiro, de 44 anos, ama uma Festa de São João:
“Como uma boa baiana, eu amo uma Festa Junina, Festa Julina ou Agostina, como preferir. Claro que não podem faltar uma boa quadrilha e as comidas típicas, como milho assado, cocada, canjica e também amo os caldos”, conta a sorridente Veruska.
O portal MovNews procurou a nutricionista Bianca Passos para explicar os benefícios de cada alimento e quantas calorias tem.
Os alimentos à base de milho são comidas como bolos, pamonha, pipoca e canjica. Eles são ricos em ácido fólico, que auxilia na prevenção de doenças cardíacas.
O milho também contém a vitamina B1, que ajuda na memória, por atuar nos impulsos nervosos que fazem as transmissões entre os neurônios.
Por exemplo: Uma espiga de milho cozida (1 unidade média) tem valor médio de 100 kcal. Uma pipoca (1 xícara de chá) tem 90 kcal. Já a canjica (1 xícara de chá) equivale a 350 kcal.
A maçã do amor sem açúcar ajuda a controlar o diabetes e o colesterol, melhora o funcionamento intestinal e é indicada para quem deseja emagrecer, pois é rica em fibras e provoca saciedade. Uma unidade grande tem 450 kcal.
Os espetinhos de frango ou de carne vermelha magra, como alcatra e patinho moído, são as melhores opções. Já a salsicha deve ser evitada, pois trata-se de um alimento embutido e rico em sódio e gordura.
As carnes, no geral, são boas fontes de ferro, nutriente capaz de prevenir a anemia e atuar na formação da hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio no organismo.
As carnes são também fonte de vitamina B12, essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso.
O espetinho de frango (1 unidade) tem 160 kcal. Já o de carne (1 unidade) tem 200 kcal.
Os alimentos como amendoim são ricos em ácidos graxos monoinsaturados, ou seja, gorduras “boas” que podem auxiliar no controle do colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares.
Os amendoins contêm substâncias que favorecem a eliminação do colesterol pelo intestino. Em festas juninas, porém, geralmente são usados em preparações com manteiga e ricas em açúcar, como pé de moleque e paçoca, o que requer consumo com moderação.
Exemplo: o pé de moleque (1 unidade ) tem 90 kcal. Já a paçoca (1 unidade) tem o valor de 140 kcal.
Para não exagerar e cair de boca nas guloseimas, a nutricionista Bianca Passos faz algumas ponderações: “A alimentação de Festa Junina é muito baseada em açúcar, pois tem muito doce, como canjica, maçã do amor, cocada, arroz doce e pé de moleque, por exemplo. Geralmente as pessoas comem muito, porque é mais nesta época que tem, e acabam abusando. Então, o ideal é que maneirarem um pouco, porque senão pode acabar desencadeando outras doenças”, disse a nutricionista.
Veja algumas receitas mais saudáveis que a nutricionista preparou:
Receitas
Canjica light
Ingredientes: 500 gramas de milho para canjica
1e ½ xícara (chá) de leite em pó desnatado
1 e ½ xícara (chá) de água
4 xícaras (chá) de leite desnatado
1 xícara (chá) de adoçante em pó para culinária
1 vidro de leite de coco light
2 paus de canela grandes
5 cravos da Índia
1 colher (sopa) de margarina light
Deixe os grãos de molho em água, de véspera. Cozinhe-os em água suficiente, cerca de uma hora e meia a duas horas em panela comum ou de 30 a 45 minutos em panela depressão, com o cravo e a canela. Bata o leite com o leite em pó, o adoçante e o leite de coco, no liquidificador. Quando os grãos estiverem macios, junte o batido de leite e a margarina e deixe ferver, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo. Ferva por cerca de 10 minutos e desligue o fogo. Deixe descansar por uma hora antes de servir.
Curau light
Ingredientes: 10 espigas médias de milho verde
2 litros de leite desnatado
3 xícaras (chá) adoçante culinário ou açúcar demerara
1 pitada de sal
Canela em pó a gosto
Modo de preparo
Limpe as espigas de milho, lave-as e rale com um ralador não muito fino. Com cuidado, raspe os sabugos com a ajuda de uma colher e misture com o milho ralado. Coloque a massa em uma tigela grande e adicione 1 litro de leite. Coe a massa em um pano e aperte bem. Adicione o leite restante, aos poucos; vá apertando a massa com vigor. Se o caldo coado ainda estiver saindo bem amarelo, junte um pouco mais de leite e continue espremendo.
Em uma panela grande, despeje o caldo de milho e acrescente o adoçante e o sal. Misture bem e cozinhe por 45 minutos, sem parar de mexer, até que o curau esteja cozido ou com um aroma de milho bem acentuado. Coloque em tigelinhas, polvilhe com canela em pó e sirva quente.